quarta-feira, 23 de julho de 2008

"ENCICLOPÉDIA ALBUFEIRENSE DO RUÍDO" por "Zé de Fora"

1. O que é o ruído?

Para o cidadão comum;
ruído é um som ou conjunto de sons desagradáveis e/ou perigosos, capazes de alterar o bem estar fisiológico ou psicológico das pessoas, de provocar lesões auditivas que podem levar à surdez e de prejudicar a qualidade e quantidade do trabalho.

Para a Câmara;
é um conjunto de sons que as pessoas pensam que ouvem, aparentemente estranhos, com proveniências não identificadas e injustificadamente incomodativos mas, que permitem vários fluxos financeiros.

Para (alguns) dos proprietários;
é um conjunto de sons de elevado benefício comercial, susceptíveis de elevarem o espírito até ao estado alcoólico e à escorrência dos euros.

2. O que é o "Regulamento do Ruído"?

Para o cidadão comum;
é a Lei que gostaríamos de ver aplicada em Albufeira.

Para a Câmara;
é a Lei que está a ser aplicada em Albufeira, mesmo que não aconteça o mesmo no resto do País.

Para (alguns) proprietários;
é mais um papel que não respeita os nossos interesses e ignora que os turistas vêm pela música, mesmo que ruidosa. Nós é que somos a alma do Turismo.

3. Como combater o ruído?

Para o cidadão;
As autoridades só têm que aplicar a Lei. Há aparelhos de corte de ruído. Porque não são aplicados nos casos de reincidência? Até se diz que em alguns casos desta aplicação há corrupção. Será verdade? Não queremos acreditar mas perguntamos: quem tem a responsabilidade de investigar e de desfazer dúvidas?

Para a Câmara;
a autoridade está atenta. Agimos, ouvindo as pessoas e conversando com elas. Tentamos contentá-las (a todas) e não se esqueçam que o ruído vai e vem e é difícil de apanhar para o identificarmos.

Para (alguns) dos proprietários;
sendo o ruído um mal necessário, a melhor forma de o combater é promovendo-o. Ao fim de algum tempo de sons fortes, as pessoas já não ouvem nada e isto dá saúde aos negócios.


(Estes conceitos foram "cientificamente" definidos a partir da experiência de rua)

Sem comentários: