sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

DE NOVO S. RAFAEL- AS AUTORIDADES QUEREM OU NÃO FAZER O SEU TRABALHO?

TODA A ÁREA, DESDE O HOTEL ATÉ À FALÉSIA ESTÁ REMEXIDA.






Enviei hoje a minha empregada á falésia que testemunhou que era muito dificil passar desde a zona dos pinheiros de S.Rafael para a praia dos Arrifes. É preciso ser atleta para poder passar.

Esta manhã ela viu retirar algumas das pedras pelas escavadoras, e viu o "truque" de colocar terra por cima do muro que eu vi nascer junto do estacionamento de terra batida que serve os Arrifes.

Ela viu um jipe branco a tirar fotos e identificou-o como "Vigilantes da Natureza". Esses homens interpelaram o operador da escavadora que confirmou que tinha ordem para remover algumas pedras.

Ela conseguiu ouvir o operador a dizer que a GNR tinha estado ontem no local. A minha empregada disse que ouviu que o muro previsto se iria prolongar mais para baixo junto á falésia, cortando totalmente o acesso à pequena praia (não concessionada) que existe ao lado dos Arrifes. Provavelmente seria para reclamar essa praia para o hotel, construindo depois um bom acesso que actualmente não existe, pois o encanto da pequena praia é ser de muito dificil acesso. Eu não posso confirmar isto, mas não tenho dúvida que se isso viesse a suceder, a reacção popular seria imensa, e tal pretensão seria vivamente contestada.

Para já parece que se irá manter o acesso pedonal á falésia.

Com os melhores cumprimentos,

José Drago


Comentário FORUM ALBUFEIRA:

Hoje, voltámos ao local e pudemos verificar que em relação ao dia de ontem, continuaram as intervenções nos terrenos, os muros continuam a ser construídos, vários cabeços naturais foram completamente removidos para alisar terreno e pode-se afirmar que, no essencial, nada mudou e a intenção é continuar para se apresentar uma situação de facto consumado, que possívelmente terá sido aconselhada.

Este é um velho processo de tornar efectiva uma situação, que mesmo que venha mais tarde a ser condenada, de nada servirá, porque ninguem vai assumir a reposição.

Alertadas com celeridade e mesmo confrontadas com as denúncias da imprensa, a morosidade na acção das autoridades é de todo condenável.

O senhor CS é um vencedor nato em Albufeira, o Executivo da Câmara nem dá por nada, a natureza e o direito são atropelados e as entidades com jurisdição sobre a orla marítima deixam correr, se possível até ao esquecimento.

O PS de Albufeira, que diz ser oposição, tambem ainda não deu pelo assunto. Ou estão de acordo?

6 comentários:

Anónimo disse...

O que vai sobrar das nossas incomparáveis falésias (de fazer inveja à Grécia e a muitas belezas por esse mundo fora)...? A Praia da Falésia, os Salgados, São Rafael vão transformar-se num bloco de cimento horroroso, uma linhade costa semelhante a IBIZA em Espanha... Os pinheiros são mandados abaixo e nem um é plantado... Há por aí municípios onde , por cada metro quadrado de construção é obrigatório plantar uma árvore. E aqui??? Parece que por cada metro quadrado de construção se plantam mais dez metros e pronto!??

Que desgraça? Será que ninguém pensa que o lucro fácil sem respeitar o ambientte só poderá levar ao desastre:ambiental e económico também??

Será que ninguém vê que se ´deteriora o ar que respiramos; que nenhum turista que se preze prefere um lugar apinhado de prédios uns >à frente dos outros.

O Algarve já tem eestes erros em outros lugares junto à costa!!!

Será que quem dirige Albufeira não os consegue ver e quer também transformá-la num lugar horrível onde só vem turismo de massas beber uns copos dois meses por ano???

Anónimo disse...

Albufeira já há muitos anos que vai no mau caminho e nos últimos 20 anos já devem ter derrubado muitas dezenas de pinheiros que eram uma imagem do concelho, junto com as falésias recortadas, fazendo uma harmonia de sonho com as pequenas praias.
Têm destruido tudo e escondem a mão criminosa que da Câmara faz sair todo o tipo de projectos sempre em nome do emprego e do crescimento que não falta muito vai dar em muitas, mas muitas falencias.
Está na hora de proteger o ambiente e aplicar medidas de travar tanta destruição e ser muito mais exigente nos projectos que querem vir para aqui.

Anónimo disse...

Sabiam que o Partido Socialista tem uma reunião magna hoje à tarde? Aquilo entre eles deve estar quente e a corrente dos doutores não anda lá muito bem vista. Mas eu tenho fé que vão discutir Sâo rafael e a Faceal que eles sabem que é mais importante que discutir quem vai neste ou naquele lugar da lista. No Ps não há interesseiros nem interesses é só socialismo e socialismo é tanto dar esmolas a pobres como uma licença de construção em área protegida.
Amanhã eles já vão estar com bandeirinhas na rua e será que é atrás do Anastácio?

Anónimo disse...

Aproveitei a tarde de sol e fui ver o que estavam fazendo em s. Rafael e não gostei nada do que vi.
Estão duas retas a porem pedras sobre pedras e já vão quase em cima da falésia e tambem eu afirmo que ali não podem mexer e aquele caminho de pedras é ilegal.
Não nos podemos calar que este sr. Carlos Saraiva já tem cadastro em Albufeira e anda alguem a proteger o que está ali a ser feito e temos o direito de saber quem.
Não nos podemos calar.

Anónimo disse...

Tambem se diz por aí que os terrenos do Eden eram reserva agricola e o CS consegue limpar a dita e como? só com amigos poderosos, os mesmos que andaram plas espanhas a ajudarem a vender apartamentos.
Todos devemos protestar e o sr Drago tem tido muita coragem e tem o meu apoio e deve ter de toda agente que quer o bem da terra.

Anónimo disse...

A beleza natural vai morrendo aos poucos às mãos destes bárbaros que vêm para aqui investir com a cumplicidade de quem manda e passa licenças e daqui mais algum tempo temos que ir ao jardim botânico para mostrarmos um pinheiro aos nossos filhos e netos.
Tanta atrocidade que têem cometido e como é que esta população consente ? Temos que dar a mão à palmatória que não temos sabido cuidar das nossas riquezas e temos calado muita coisa.
Dou os parabens ao Dr. Drago, que nem é de cá mas mostra coragem a defender o nosso espaço ambiental, que depois de perdido não tem mais remédio.
Esta Câmara plantar pinheiros ? é mais certo o mar dar batatas ou o CS fazer uma ilha artificial à frente da praia do peneco.