domingo, 10 de maio de 2009

ESTARÁ PADERNE CONDENADA? PADERNE É UMA REFERÊNCIA NO CONCELHO!



A freguesia de Paderne, no poderoso orçamento camarário, vale pouco!

Em oito anos, numa gestão de mais de 600 milhões de euros, o maior investimento foi o complexo escolar, comparticipado pela CE e pelo Estado.

A promessa de ligação à via do Infante caiu no esquecimento, o anátema do PROTAL impende cegamente sobre a ocupação e o desenvolvimento do território, a população envelhece sem cuidados paliativos locais, a vida social tem como expoente as festas financiadas pela Câmara, agora com a "inovação" da festa do Rei e dos seus bobos, o emprego não existe nem há perspectivas de ser criado, finalmente alargou-se a estrada para Boliqueime, mantendo o essencial das curvas históricas e perigosas e depois de inaugurado o indispensável monumento ao músico, fica por concretizar a visita de Siza Vieira para no próximo mandato, inaugurar o Museu do Barrocal.

Passo calmo, numa aldeia calma, em crescendo de desertificação. Paderne merece mais! Paderne precisa de mais vida e sustentabilidade!

Ao Concelho de Albufeira, na nova divisão de camas feita sob a égide da CCDRA, foram atribuídas mais 900 para fora dos limites da cidade, pelo que defendo que uma boa parte destas sejam distribuídas pelo interior, as freguesias da Guia e Paderne.

Particularmente em Paderne, estas camas podiam e deviam ser disponibilizadas para a criação de unidades hoteleiras de charme, de actividades de saúde, lazer e natureza, que muito podem contribuir para o renascer deste local.

A Guia tem o frango e o Zoomarine, duas referências, mas Paderne definha com a falta de capacidade reivindicativa.

Paderne tem fortes condições para o Turismo de eleição e para a agricultura, biológica ou não, que para além da sustentação dos proprietários, permitam o emprego. A autarquia, pode e deve ajudar a incrementar projectos, fazendo a ligação com as instituições do sector, o mercado hoteleiro e externo ao Concelho.

Paderne é também uma aldeia de referência para eventos culturais, não dispondo, contudo, de um espaço sui generis preparado para o efeito.

Padrne tem sido uma vítima da falta de estratégia global para o desenvolvimento do Concelho, mas Outubro pode ajudar a mudar o rumo do acentuado abandono.


Luis Alexandre

13 comentários:

Anónimo disse...

4 - FUNDADORES - 4

UMA ASSOCIAÇÃO, OU UM QUARTETO DE CORDAS, PARA MÚSICA SINFÓNICA??

DEIXA-ME RIR!!!

HI! _ HI! _ HI! _ HI! _ HI!

Anónimo disse...

HÓ PASSARINHO, QUEM "DEFINHA", É ALBUFEIRA, CIDADE,PORQUE NÃO TEM, ORDENAMENTO, HÁ UMA LEI, DAS 08H AS 23H ,E OUTRA DAS 23H AS 08 H DA MANHÃ.NÃO HÁ ORDENAMENTO DO ESPAÇO PÚBLICO,NÃO HÁ CRITERIO. EXISTE BANDALHICE PURA E DURA .DUVIDAS??,SAI DE CASA E CORRE ALBUFEIRA!!!!

VERIATO disse...

NÃO PERCEBI? FALAS DE QUÊ?
DO RUIDO SEM CONTROL, DOS BARES EM ZONAS REDENCIAIS,QUE O SR.TÓ ZÉ , VEREADOR DO .......NÃO QUER SABER?PROTEÇÃO CIVIL O QUE É ISSO, EXPLICA SE POSSIVEL.

farias disse...

Ó Luis Alexandre leva para lá a tua merceiria pode ser que vendas algo nem que seja o piripiri, ou então vai para a Guia vender um frango que custa 1 euro por 13 euros , vai mas é dar banho ao cão e leva o quim Zé contigo e se possivel para a tua terra ao menos são dois parvos que não ficam por aqui

F.C.P. Campeão disse...

papagaios , charnecos, gaios, alexandres, pardais , rolas, a malta quer é putas e vinho verde

padernense disse...

Até que enfim se dá valor a uma aldeia esquecida, de tédio que até parece que há medo de falar. A aldeia morre de há muito para cá e as festas não apagam tudo. E vê-se a vontade de pessoas muito simples que somos que vamos e falamos entre todos e do pouco que fazem pela terra que não se deixa levar só pelo arraial. O presidente não fala e o tempo vai matando a esperança de ver fazer mais. Os hoteis ajudavam mas quem vai apoiar essa ideia, a politica é manhosa.

Firmino Santos disse...

O Xico do PS está de malas feitas e dizem que fez sempre a cama ao PSD, que o presidente da Câmara Desiderio agradece. Não admira que seja verdade, Paderne não pode estar mais parada a ver o tempo passar. E promessas como a ligação à auto-estrada que vem daquele tempo em que a aldeia se uniu vendo o destino a passar ao lado. O PS prometeu e o Xico do PS foi-se aguentando sem chatear a camaradagem do partido. Pderne vai aguentando e venha a proxima festa que ajuda a esquecer.

*i* disse...

Paderne não está assim tão esquecida, então não compraram a Faceal? Pode ser que façam dali um bairro da Fonte ou Bela Vista!
E agora estão a alcatroar as veredas todas, até estão a fazer grades obras como as que estão a fazer à entrada de Albufeira no mato do Escarpão! Aquilo tem agora uma estrada que deve ficar com 4 faixas de cada lado.Claro que as vêsperas de eleições são pura coincidência

Anónimo disse...

Vesperas, Vespas ou Nesperas?

Padernenews.blogs.sapo.pt disse...

Olá bom dia!
A verdade é que o problema de Paderne não é deixar de haver isto ou aquilo, o problema de Paderne são mesmo as pessoas, que preferem andar metidas na vida dos outros do que fazerem algo para melhorar a terra.
Paderne precisa sim é de novas mentalidades, novas caras e actividades para chamar gente nova (gente nova, nova de idade), porque todos os jovens vão-se embora de Paderne porque as casas são carissimas (mais caras que em Tunes, Ferreiras, Algoz) e não há emprego nenhum nas redondezas.

Poderia ficar aqui a escrever o dia inteiro mas não há necessidade disso.

Cumps.

PaderneNews.blogs.sapo.pt

Roberto Raposo disse...

Acerca da Faceal, pelo que sei, ainda não foi comprada, pois há algumas complicações. Portanto, a Faceal ainda não é da CMA.

Acerca de Paderne.
Paderne tem um grande potencial turístico, que ainda não foi aproveitado. Eu vim viver para Paderne mais precisamente para a Aldeia dos Matos, há cerca de dois anos. e não troco isto por viver em Albufeira, apesar de gostar muito de Albufeira.
Sabiam que Paderne tem uma escola primária e pré primária, que são apontadas como exemplo?

E se Paderne foi esquecida pela CMA, ainda bem, porque para fazerem o que fizeram a Albufeira, mais vale ficar esquecida.

E já agora, Sr Luís Alexandre, porque é que só fala de Paderne, acha que a Guia, Olhos de Água e Ferreiras estão melhores?

Nas Ferreiras, Guia e Olhos de Água está a acontecer o mesmo que em Albufeira, construção desenfreada, sem qualquer planeamento, não existem quase nenhuns estacionamentos e jardins e zonas de lazer muito menos.

Já que quer falar fale também das outras, pois Paderne nesse aspecto é que melhor está e que oferece melhor qualidade de vida.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Sr. Raposo a construção de mais de que fala tem a mãozinha do Ps e o David já lhe deu as soluções ? dê-lhe concelhos homem que deste ele não viveu nada.

albufeirense

Anónimo disse...

Caros Amigos,
Não sou de Paderne, sou de outra freguesia, mas tenho amigos de Paderne e já tive tempo suficiente para mais ou menos conhecer as gentes de Paderne. Atrevo-me a dizer que para se falar de Paderne é preciso conhecer as gentes de Paderne, não basta conhecer Paderne. Conhecer Paderne é facil: são 4 litros de gasolina, mas para conhecer verdadeiramente Paderne é necessário realmente conhecer as gentes de Paderne.
O desenvolvimento de Paderne não será com hoteis, esse modelo é para as zonas litorais. Então se os hoteis na praia estão pela rua da amargura, como seria em Paderne. O que Paderne precisa é de "vida" e essa "vida" só virá quando se trabalhar turisticamente o que Paderne tem para oferecer: o econturismo e o turismo rural e outras coisas mais, o desenvolvimento de artesanato local (quando não há inventa-se), a cultura de frutos secos (está tudo lá, o que é preciso é embalar de forma criativa), a cultura do chá (avozinhas de Paderne, onde estão as mesinhas, vaos lá pôr uma banca junto ao estádio e vender o chazinho aos turistas da Zebra Safari) ... O que é preciso é ter ideias, mas ideias à escala de Paderne e à escala das gentes de Paderne.
Não será com um hotel em Paderne que os Padernenses terão mais empregos, o que os Padernenses precisam é que os dexem cuidar da sua terra com orientação local e não com investimentos de fora que nada têm a ver com as gentes de Paderne. De fora, nem bons ventos, nem bons casamentos... :)
Lamento dizer, mais ainda bem que há reserva ecologica e reserva agricola, porque se não, Paderne já não seria Paderne!
Um Abraço Amigos,