terça-feira, 5 de maio de 2009

SESSÃO DE CÂMARA DE HOJE.

... que interesses se movem neste Concelho, que levam a paralisias...


AS DESCULPAS DAS COMPETÊNCIAS... JUSTIFICAM AS ILEGALIDADES?




Hoje decorreu mais uma sessão pública de Câmara, sem gazeta dos vereadores do PS, e o FORUM ALBUFEIRA esteve presente para colocar questões para a vida do Concelho.

Sem a presença do presidente, o Dr. Carlos Rolo, procurou responder às questões por nós colocadas, sendo a :

1ª- Criticar a posição passiva do Executivo camarário, perante as denúncias de moradores e do FORUM ALBUFEIRA, face aos graves acontecimentos ocorridos em S. Rafael, com as actividades ilegais da empresa CS Hotéis, a serem sancionadas pelo Ministério do Ambiente.

O Dr. Carlos Rolo, responde que não é da competência da Câmara intervir em áreas de acção de outros entidades com competências directas. Que a Câmara fez (?!?!) a parte dela, conferindo as licenças e que estava tudo bem (sic).

Portanto, conclui-se que se voltarem a acontecer ali ou noutro lugar, o Executivo, não se vai preocupar que ocorram no seu espaço físico de jurisdição e as entidades exteriores ao Concelho que se preocupem. Uma empresa que está obrigada a apresentar um projecto de impacto ambiental não o faz, e a Câmara assobia para o lado e são os cidadãos que se têm de mexer.

Esta não é uma matéria onde tem de funcionar somente o bom senso, tem de funcionar o exercício da legalidade e ainda que a Câmara não tenha o poder de sancionar, tem o poder de não dever ficar calada!

2ª- Abordámos os novos incidentes na lagoa dos Salgados, um espaço de grande riqueza ambiental numa parte do território concelhio, que se repetem sem qualquer controle e justificação pública e que já era tempo da CMA agarrar este assunto e promover junto da ARHAlgarve, a aplicação de meios tecnológicos de regulação das águas e da sua qualidade para a preservação da vida animal que dela depende.

A resposta voltou a ser evasiva e de pouco interesse pelo assunto, dizendo o edil que a principal responsabilidade de gestão está a cargo da ARHAlgarve.

É pouco, muito pouco e uma resposta assim não satisfaz as exigências dos munícipes em geral e, em particular, os moradores daquelas zonas, que para além de se verem privados do usufruto de um lugar que já foi de eleição, ainda têm de suportar cheiros e milhões de mosquitos.

Na opinião do FORUM ALBUFEIRA, o que ressalta das respostas a estas questões ambientais, é a despreocupação lasciva deste Executivo face às ocorrências.

Obtivemos respostas fracas para acontecimentos graves. Até quando?

Quanto ao principal Partido da oposição e ao seu novo chefe, supomos que os silêncios tenham a ver com a falta de conhecimentos destas situações reais ou mesmo a falta de vontade.

Talvez se venham a explicar, um dia destes...



FORUM ALBUFEIRA

8 comentários:

Xico da Lagoa disse...

e já agora porquê que não pergutaram o porquê das obras que estão embargadas na praia do Castelo que são da responsabilidade do Ministério do Ambiente? vão lá ou mandem o vosso fotografozinho tirar fotos para verem a vergonha que por lá se passa, e na volta vão ver de novo as obras dos Arrifes , e tirem uma fotos recentes com as novas arvores que o CS mandou lá pôr mais de 100 oliveiras

Anónimo disse...

http://www.panoramio.com//photo/2123708

Vejam essa foto... preferiam quando o Restaurante no Tunel ocupava tudo?

Anónimo disse...

o dinheiro é "quem" mais ordena.
-------------"----------------
mas para termos melhor qualidade de serviços e como consequencia melhor turismo são precisos este tipo de investimentos (empreedimentos de luxo).
o que não pode falhar é a fiscalização e principalmente o respeito pelo que já existia, haja bom senso para melhorar sem destruir e principalmente não abusar do "poder" do dinheiro para fazer de terrenos e praias sitios privados, fechar caminhos utilizados por pessoas há dezenas de anos e sei lá mais o quê...?
ou então esses empreendimentos de luxo que paguem um valor justo (alto, bem alto) que possibilite a camara baixar o valor do IMI para o minimo,os residentes agradeciam e compreendiam, porque se os terrenos eram publicos (de todos nós) então nós temos o direito a ser compensados pela sua ocupação
(uma espécie de renda)
ZORRO

Roberto Raposo disse...

Essa do CS é boa, e todos sabemos porque é que o executivo camarário é evasivo. Não será porque o filho do Sr. Desidério faz parte dos quadros da empresa (CS)?
Ou será apenas coincidência?

Quanto às construções em cima das arribas. Se fosse um qualquer cidadão que tivesse lá um terrenozito e não tivesse muitas posses, nunca conseguiria lá construir, mas os todos poderosos, que podem pagar jantaradas e dar umas luvas, esses sim, já podem construir onde quiserem.

Quanto ao IMI, esse é o maior roubo por parte da CMA. há pessoas a pagar fortunas por casas, só porque por ideia sei lá de quem uma zona passou a ser considerada zona turística. Não se olha aos rendimentos das pessoas. Famílias que construíram a sua casa em zonas onde nada havia e continuam a viver de baixos rendimentos, vêem de um momento para o outro a sua zona ser classificada como isto ou aquilo e o seu IMI a disparar.

Um abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Os senhores que comentam este Post, neste blog controverso, e que se referem ao Polis Albufeira, desconhecem muitos promenores do que se passou.
O Polis não tem nada a ver com o PS nem com a direcção do Governo, que se deverá preocupar com outras necessidades bem mais carentes do povo português, como se sabe.
O Programa Polis foi concebido para várias cidades portuguesas pos uma Empresa Sociedade Expo, e proposto às várias autarquias que tinham a obrigação e o dever de fazer aprovar os projectos e as respectivas alterações, caso não se identificassem com os pareceres dos autarcas nas Assembleias Municipais, por onde passaram.
Em Castelo Branco, simplesmente o presidente da Câmara recusou - digo, recusou - o Programa Polis que lhe foi proposto, e tiveram de refazer outro. O mesmo ou parecido aconteceu noutras cidades, que me lembre Cacém e até Silves, levou grandes alterações para integrar o "espírito da cidade", que foram alterados pela exigência da Autarquia. Vei nos jornais.
O que aconteceu em Albufeira, deve-se exclusivamente à incompetência e péssima visão do executivo liderado por Desidério Silva que aceitou tudo conforme lhe foi proposto sem se querer incomodar com mais nada, exceptuando promenores de percuso. Ainda por cima, este executivo de Albufeira não acompanhou minimamente as obras em curso, preocupado que estava em aparecer em todas as festas, feiras e romarias para aparecer no retrato dos 2 fotógrafos contratados a tempo inteiro pela câmara - Disse: dois fotógrafos (para se revesarem no horário e nos acontecimentos).
Pessoalmente reconheço que a oposição PS (F.Anastácio) poderia ter alertado muito mais do que fez, mas não era maioria e ainda por cima esta oposição não presta, todos o sabemos.
Acusar o candidato agora proposto pelo PS/Algarve, que pensa pela sua cabeça e está rompendo com os dinossáurios do PS/Albufeira, sabe-se lá com que dificuldades... (vai-se saber depois, podem crêr) é uma injustiça (para não dizer estupidez) que vai fazer a todos os descontentes com o actual executivo ter suportar mais 4 anos de incompetência PSD.
Porque não haverá mais candidatos além destes dois, por mais flores que por aí façam. Não há outra gente com competência que esteja disponível para avançar como independente, além da quase impossibilidade de fazer uma campanha ganhadora.
Por isso, meus amigos, façam um esforçozinho, unam forças e optem pelo mal menor. Esta é mesmo a única solução inteligente.

E mesmo assim, não se esqueçam que os velhos dinossáuros PS's de Albufeira, se não forem contenplados no aparelho, pelo candidato, podem fazer campanha de guerrilha subterrânea pelo PSD, como aconteceu nas últimas eleições. Lembram-se??

Passem bem, e boas divagações.

Jorge Guerreiro

Anónimo disse...

já deu para perceber que para o Sr R. Raposo um presidente de camara não pode ter familia a trabalhar na terra onde preside porque mais tarde ou mais cedo tem que decidir sobre algum assunto relacionado com a empresa onde o familiar trabalha e corre o risco de ser acusado de parcial...
ou então apenas usou essa coincidencia para fazer oposição com golpes baixos, é isso mesmo, GOLPE BAIXO, e já estou a perceber melhor a sua posição nesta "GUERRA"
que eu saiba o Sr Desidério não tem filhos em todos os Hoteis de Albufeira, ou mais especificamente em todos os empreendimentos de luxo junto á costa.
se tiver, para mim era novidade e penso que tambem para a esposa do Presidente.
o rapaz tem direito á sua vida privada como todos nós.
não...não estou a defender o Presidente porque ele é que tem que prestar contas das suas acções como Presidente,
o Filho se aqui vier mandar umas bocas, como qualquer um de nós faria se o assunto envolve familia, ninguem pode levar a mal nem misturar as coisas.
vamos lá continuar a falar do que achamos que está mal ou bem, falar bem ou mal do presidente e vereadores e discutir os assuntos com melhores argumentos do que atacar familiares dos adversários.
Cumprimentos
ZORRO
ps: antes que me esqueça, não sou filho do Desidério...nem sobrinho...nem primo...nem afilhado...nem trabalho no CS...nem trabalho junto á costa...(mas gostava de tar mais perto da praia para ver as garinas)e se fosse para ganhar mais ainda melhor ehheehhe
ZZZZZZZZOOOORRROOOOooooo

Anónimo disse...

Se ataco ou não familiares isso vai continuar a ser conclusão de quem avaliar o que escrevo. Mas o anterior comentador não se deixe ficar tão puro e livre de pruridos sobre a família do sr dono da câmara. garanto-lhe que se tivesse um filho ou familiar na empresa de que se fala, a primeira coisa que lhes fazia era uma "recomendação" (inspectiva) sobre o espaço em causa. Diz que há outros e outros.... mas nenhum desses outros tem lá família,e, muito importante, fizeram o ataque até à falésia como estes fizeram!
Há uma forma de avaliar e julgar os políticos da câmara: a sua isenção e independência dos bens públicos (porque não são deles) e dos poderes com que como governam.
Pode o comentador anterior ficar satisfeito com o uso discricionário dos dinheiros públicos em charadas que não representam mais valia para a população mas sim para o sr presidente se mostrar e evidenciar?
Pode o sr ficar satisfeito quando ele usa o poder sem o partilhar com toda a cidade, por exemplo, no caso das iNUNDAÇÕES e agora da ribeira, cujo projecto poucos conhecem? Eu não nunca gostei de ver uma rio ou ribeira "encanados"! A água pode existir ali e ser tratada, em vez de 50 foguetes por ano, de de uns artistas a cantar para a câmara (coisa ridícula o que fizeram com o concerto do P.Gonzo!)
E pode-se ficar sossegado quando mostra à saciedade que o poder é dele e ai de quem não lhe bater a pala? Todos têm medo de perder o subsidiozito! Isto é uma sociedade envenenada por quem? Pelo que lá está, pelos que estiveram ou pelos que hão-de vir?

Anónimo disse...

pronto, já mudei de opinião outra vez, já tava inclinado para votar no PCP agora tenho que rever tudo do principio.
ó Sr comentador puro e livre de pruridos, quando falo dos outros que não tem filhos de Presidentes de Câmara a trabalhar para eles e não deixaram de fazer o que quiseram, falo por exemplo do Hotel da Balaia que quando foi comprado pelo CLUB MED para transformar aquilo num "sitio" privado com a praia só para quem eles quisessem, acho que foi com a ajuda do Sr Mário Soares que o CLUB MED fez o que quis daquela zona, só não me lembro quem era o Presidente de Albufeira mas penso que não tinha filhos a trabalhar nesse Hotel.
lembro-me de ouvir falar muito sobre o Sheraton mas parece que o Filho do Presidente daquela altura tambem não trabalhava lá.
lembro-me do Dono do Montechoro lamentar-se que não podia construir o que queria num terreno que acabou por vender e quem o comprou ainda fez maior do que o anterior projecto...aquelas coisas estranhas...mas nesse novo hotel tambem não vi nenhum filho de presidente a lá trabalhar.
lembro-me de ouvir falar que outro terreno onde era para ser construido um aldeamento (casinhas) não conseguiu e foi obrigado a vender para depois contruirem mais um daqueles grandes...mesmo grande,
voce passa por eles quase todos dias...
é só coisas que assim de repente me lembro e não me lembro de ouvir voces falar sobre isso, se calhar é porque andavam distraidos.
se este tá a agir mal acho bem que o digam, mas não misturem as coisas.
ou melhor, misturem tudo...falem tambem daqueles que tanto gostam e defendem mas já fizeram coisas que só quem tem poder e influencia pode fazer.
Cumprimentos
ZORRO
antes que me esqueça, em relaçâo ao seu silencio sobre o passado posso concluir que está satisfeito com a maneira como os anteriores (alguns) utilizaram o nosso dinheiro e o poder que tinham?
é só uma curiosidade.