sábado, 22 de agosto de 2009

MENSAGEM DA ASSOCIAÇÃO "ALMARGEM"


Olá:

Bem vindo(a) a um novo ano de actividades de ar livre da Associação
Almargem !

Muito em breve divulgaremos o calendário completo, cheio de boas
sugestões para os seus fins-de-semana.

Por agora aqui fica o convite para se juntar a nós durante a Noite
Europeia dos Morcegos, 29 de Agosto, que pela primeira vez se realiza
também no Algarve.

Desde já ficamos gratos pela adesão e divulgação possíveis.

Saudações cordiais.

Almargem
Departamento de Actividades de Ar Livre
Departamento de Ecologia e Biodiversidade

11 comentários:

Anónimo disse...

Não comprrendo como a ARH gastou 170.000 euros a plantar estacas e a fazer escadas de betão e ferro para dar acesso ao topo daquela arriba, quando a mesma estava tão instavel. Não deveriam ter gasto esse dinheiro todo a colocar melhor sinalização no rochedo acidentado e a monitorizar a arriba e em obras de consolidação da mesma.
A nascente daquelo rochedo a ARH paltou em pleno areal uma brutal sapata de betão com escadaria em ferro para dar acesso á arriba que está depois interdita pela paliçada que lá colocaram. A dita escada só dá acesso às casas dos senhores ricos, onde se inclui a casa do Presidente do AICEP.
Que tristesa.
Essa escada a ser construida, não deveria ser de madeira? Onde está as preocupações ambientais da CCDRA - ARH? Porque obriga os Apoios de Praia a ser de madeira e depois a autoridade faz em Betão.
Porque gastaram esse dinheiro todo a beneficiar acessos aos Srs. Ricos e não investiram na segurança daquela praia?
Convido os bloggers deste blog a subir à arriba junto ao rochedo que agora caiu e que façam o dido percurso pedestre que não existe: Apenas dá acesso á casa do Basilio Horta.
Para onde está a ir o nosso dinheiro. Será mesmo Portugal um grande BPN?

SALADINO disse...

Camarada,o problema das arribas não se resolve ,coma desculpa de ser para ricos e para pobres. rosolve-se ,quando a nossa autarquia,se mentalizar que o problema é de toddos ,sejam ricos ou tesos.Quando se preocupar ,com a zona costeira,chamar a atenção do poder central,e não se preocupar só com festas e festarolas,que nos deixam na mesma merda que até agora.Só interessa ,concertos,que servem ao jet set e, não a Albufeira.Desculpem o desabaço ,mas é o que eu pesso.

Anónimo disse...

Será que é mesmo assim como diz? Duvido mas........para o anonimo das 2.16

PARAL disse...

Duvidas , contacta-me, eu provo-te.Amanhã (domingo)18h. no bar do Kaika,leva camisola branca da CMA,para te idendificar.OK.Vamos brincar ao desiderismo.A serio aparece .

Remexido disse...

A Almargem , terá á margem de alguém, ou será só poema.Mostrem-se ,lutem a sério e depois conversamos.

Anónimo disse...

Srs. ! Segui o conselho do Anónimo da 1h47, 23 de Agosto., e fui fazer o tal percurso pedestre que nos falou! Segui pela Medronheira até à Maria Luísa. O Desidério fez lá um bom trabalho! A rua foi toda requalificada... Ao final da rua, as escadinhas para a Praia Maria Luísa.
Segui por essas escadinhas e antes de chegar à praia, deparei-me com uma placa do Governo da República: Projecto de Balizamento: 170.000€ etc.. etc.. Enfim... uma daquelas placas que a EU obriga a colocar quando há fundos comunitários.
Ao lado da placa um trilho convidativo a uma miradouro sobre a Praia. Muito bem!!! Exclamei. Pois este miradouro dava uma vista panorâmica sobre toda a praia e sobre o rochedo da tragédia. Segui pelo trilho e logo os primeiros problemas: estava dentro de um jardim muito bonito e pertencente a uma casa verdadeiramente espetacular. Mas não havia percurso alternativo. Para prosseguir tinha que passar o jardim. A seguir, novo problema: subia as escadas construídas em ferro e com dinheiros públicos e deparei-me com um segurança que me intimidou a continuar: segurança pago pelo dono da casa bonita.
Segui pelos jardins das moradias no topo da falésia e cheguei a umas novas escadas que desciam atém meia encosta. Havia aí uns bancos excelentes para com zona de lazer. Mesmo fixe para quem mora no topo e desce para ler um livro e contemplar o mar! Prossegui e novas escadas me levavam à praia: ao areal. Conclusão:
O percurso foi de 5 minutos e apenas nos leva das escadas da Maria Luísa, pelos jardins das moradias até ao pequeno areal que há a nascente da Praia Maria Luisa e que com a maré cheia não se tem acesso.
Não há qualquer alternativa de prosseguir o percurso até aos Olhos de Água, dado o balizamento ali feito e a instabilidade da arriba!
Em minha opinião aquele investimento é completamente inútil e dou toda a razão ao comentário da 1h47; 23 de Agosto! Infelizmente é verdade!
Gato Bravo

A. Vieira disse...

Srº Gato Bravo já que deu uma volta pela essa zona se tiver tempo venha dar uma volta até á praia do Castelo e veja a bela merda que o Ministério do Ambiente começou por lá a fazer até o tribunal de Loulé embargar a obra, e veja tiraram a paliçada que por lá havia para os carros não estacionarem por lá, e assim ficou mas ninguém se lembrou que no inverno passado caiu uma boa parte da falésia e agora com o peso dos automoveis se ela voltar a cair e vai cair de certeza de quem é que será a culpa da camara ou da ARHA, e antes de me responder faça-me o favôr e vá lá ver

Anónimo disse...

Caro (a) A Vieira, conheço também essa zona... e acho que todo o balizamento feito em beneficio da protecção das pessoas e das arribas é bem-vinda. Acho que esse problema é diferente e há ai interesses e disputas de terrenos que não me interessa conhecer, pela "merda" que encerram. O que constatei na Maria Luísa foi que o Ministério do Ambiente andou a construir escadas de ferro com a base em betão apenas para dar acesso a 5 casas, quando o que devia ter feito era apenas balizar toda a área e não andar a promover a subida à arriba com o pretexto de um percurso pedonal que é apenas de 100mt e apenas dá acesso a 5 casas: Gastaram 170.000€ na bricadeira... Uma das casas beneficiadas, como o Público de ontém noticia pertence ao Dr. Basilio Horta, Presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, ex-deputado do CDDS :) Talvez tenha sido este Sr. que pediu à Dra. Valentina para lá construir as escadas. Assim ficava com acesso directo à praia: pelo menos é o que os moradores da zona falam!!
Gato Barvo

Anónimo disse...

e já agora... deitaram a rocha a baixo na Maria Luisa. Tinha lá as máquinas, mas esqueceram-se de ir a zona poente da Praia, pois lá está outra rocha com uma grande falha que apresenta derrocada. Não custva nada... Acho que aquela Sra. Valetina anda a brincar com as situações e não tem plano nenhum para coisa nenhuma.
Ela que vá ver a Praia da Falesia, mesmo quando se chega à descida para o estacionamento da praia, antes de se chegar ao Apoio de Praia. Lá en cima esta sinalizado, para ninguem cair, mas cá em baixo não há sianlização nenhuma.
Em cair com a derrucada é um perigo, mas ser apanhado na derrocada, já não é perigo!
Estas serão as regras da Sr. Valentina!

Zenobio disse...

Só espero que o ministério do ambiente não deixe caie o EXLIBRIS de Albufeira ( Peneco) porque com a racha que ele tem mais tarde ou mais cedo vem abaixo tentem por favôr é um pedido meu e de todos os Albufeirenses evitar a todo custo a sua destruição

Anónimo disse...

Não se preocupe com o Peneco. Essa rocha deve mesmo é cair. Assim mudavam logo o nome da Praia. Passaria a praia do Elevador, praia do Rocamar, ou Praia Frutuoso. Os barcos acabaram, o passeio marginal já não existe, para quê saudosismos... Matemos logo de uma só vez o que sobrou de Albufeira quando era “Vila Branca em Mar Azul”. Depois veio: Albufeira Capital do Turismo. Já chamaram “Albufeira Todo o Ano”, agora já não sei o que chamam!
Acabemos com a idéia que temos um centro histórico! Lindo Prédio frente ao Bar 7/2. Aquela arquitetura justifica-se naquele lugar.? Tenham dó de quem trabalha e que este inverno não terá de que comer...
A galinha dos ovos de ouro andava choca, mas agora está com hemeródias e já não consegue dar ovos de ouro! Apanhou a doença de tantas que foram as vezes que lhe mexeram no ninho para tirar os ovos. Achavam que era só levantar a galinha e tirar os ovos! Não! A galinha tem de ser alimentada e tratada! Se não tiverem cuidados com a galinha, ela morre!
Matias Coelho