segunda-feira, 31 de agosto de 2009

política à moda de albufeira (53)


ESTÁ LANÇADA A PRÉ-CAMPANHA


Com a despedida da morna confusão de Agosto e depois das diferentes manobras partidárias para se aprontarem para o acto eleitoral de Outubro, a brandura de Setembro determina o arranque da pré-campanha eleitoral com a intensificação da abordagem da população.

Os cinco Partidos perfilados têm um traço comum entre si, que é a sua completa ausência na vida das pessoas ao longo dos últimos 4 anos.

O PSD gere a Câmara e os seus milhões e como é comum aos Partidos no poder, a vida partidária confunde-se com a vida pública. A acção do PSD limitou-se à gestão de meia dúzia de actos internos, sendo a propaganda partidária feita a partir e com os meios da Câmara.

O PSD, como Partido, desapareceu da vida das pessoas e todo o estabelecimento de laços foram feitos à volta dos interesses que uma Câmara desperta e pode resolver, e não das teorias politico-partidárias.

O PS, engoliu em seco mais uma derrota eleitoral humilhante depois de tantos anos no poder e só acordou para a preparação das próximas eleições. Andou quase oito anos no silêncio e facilitou a construção do monstro de influência e agência de favores em que se tornou o seu rival PSD, no conforto e abastança da cadeira municipal.

O PS tornou-se numa miragem e envergonhado e mal dirigido, simplesmente acobertou as políticas desastrosas do desiderismo saloio.

O PCP e o CDS, que se dizem de sinais contrários, remeteram-se ao mesmo papel, deixar correr o tempo e viverem da actividade propagandística central. Tantos e cruciais acontecimentos na vida da população poucos incómodos lhes causou. Um ou outro comentário disperso sobre política local e sem consequências, é o que se lhes conhece. Também é uma forma eloquente de fazer política, pela ausência.

Quanto ao Partido novidade, o BE, pouco ou nada de especial há a dizer a não ser que vive momentos de grande felicidade eleitoral, para gáudio dos seus dirigentes nacionais que constatam uma grande eficácia na sua postura crítica ao único Partido que lhes alimenta o ego e o eleitorado, referi-mo-nos ao PS.

Os números eleitorais, quer a nível nacional e local, beneficiando de uma conjuntura favorável de queda socialista, assentam mais no aproveitamento da má governação do PS, do que na sua capacidade programática e estratégica de convencerem e construírem a sua própria base de apoio. Logo não retiram eleitorado a não ser ao PS, o que lhes dá um espaço de ideias e existência pouco consistente e a vida encarregar-se-à de provar a sua durabilidade.

No concelho de Albufeira, apresentam-se encostados a supostos independentes e não têm qualquer trabalho realizado entre a população.

No conjunto, todos comungam de uma existência quase nula de intervenção na formação da opinião da população, com destaque para o PSD, que como Partido vencedor das últimas eleições, se "extinguiu", para de cima do pedestal executivo espalhar a teia de políticas e conluios que lançaram o concelho numa senda de retrocesso social e económico e que não deixará de ser um dos temas em discussão no palco destas eleições.

Nos próximos dias vamos vê-los num frenesim de que são todos bons e aqueles que se deixarem ver no meio da multidão, entre as promessas nebulosas e as mais solarengas, aqui estaremos para os acompanhar em mais um corridinho eleitoral.

26 comentários:

Anónimo disse...

- por melhores programas eleitoras;
- por um programa eletoral estratégico;
- por um programa eleitoral com visão futura;
- por um programa eleitoral com objectivos concretos, não com palha e conversa da treta para enganar o povo com coisas que não são da sua competencia ou pouco podem fazer;
- por um programa eleitoral que caiba no orçamento do Muncicipio, não será só prometer, mas têm de ter condições para o implementar.

Quem reunir estas condições no seu Programa Eleitoral vencerá as eleições.

Não ao Voto nas Caras: quem vê caras não vê corações!

Eleitor disse...

Por melhores programas eleitorais.
Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimento da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.
Por tanta coisa que deveria ser cumprida e feita e não o é.

Anónimo disse...

ALBUFEIRA DESTRUIDA!
Praias apinhadas sem espaço para turistas!
Betão invadindo tudo de forma catastrófica!Estacionamento sem sentido e insuficiente atrofiam o desenvolvimento!Aprendam com os hipermercados que estrangulam o consumo. fazem os preços e controlam a produção, mas colocam os automóveis nas suas caves!São inteligentes!
Sem estratégias de inovação face à globalização irreversível!Para a qualidade dos políticos que temos, perguntem-lhes o que vem a seguir? O que significa a globalização e que batalhas já deveríamos ter iniciado? Vão ver que, se calhar nenhum saberá esclarecer!Olham para o próprio umbigo. Campanhas com dinheiro público!Corrupção.Política local!Veremos!!!

Anónimo disse...

Pela minha parte, assim que o Sr David, o Sr. Desidério e demais candidatos apresentarem os seus programas vou ver se é um verdadeiro programa ou estão apenas para enganar quem não conhece as necessidades da terra! E se não for um verdadeiro programa eleitoral, vou entupir as caixas postais dos seus sites de campanha!
Concordo com o amigo de cima e também apelo por melhores programas eleitorais! Que apresentem pela primeira vez uma estratégia para o Município!
Para esse programa eleitoral verdadeiro, sugiro que primeiro vejam que programas do Quadro Comunitário ainda estão disponíveis e a partir daí construam uma estratégia de investimento para o Município para os próximos 4 anos!
Já agora! Esse candidato do CDS não aparece! Passou 4 anos na obscuridade e agora vem outra vez!
Esse de certeza é que não tem programa nenhum para Albufeira! Candidata-se apenas para ser conhecido? O que move o candidato do CDS a candidatar-se ao Município de Albufeira, quando não faz, não fez e nunca diz nada de e sobre Albufeira!
Quem é ele? De onde vêm? Porque vêm? Para que vêm?

Anónimo disse...

Por uma melhor Cidadania em Albufeira:

Divulguem estes blogs entre os vossos amigos:

- Fórum Albufeira - http://forumalbufeira.blogspot.com/

- Albufeira Sempre - http://albufeirasempre.blogs.sapo.pt/

Enviem os links por SMS, por email, por fax, por código morse, por sinais de fumo, por carta, por mensageiro... pelo método que vos melhor convier ...


Mas passem a mensagem ...

Tenham uma atitude de cidadão... estes blogs ajudam a esclarecer alguns assunto relevantes para o concelho e criar um maior espírito critico construtivo, mas atenção amigos não se pode construir sem destruir. A crítica construtiva passa sempre pela destruição do existente, para a construção de uma nova realidade. Faça parte dessa nova realidade! Seja Cidadão de Albufeira! Seja Amigo de Albufeira!

Anónimo disse...

Desidério faz com que a Ribeira de Paderne parisse um Rato no Avezinha e no jornal de Albufeira.

Vem numa das edições deste jornal que andou a limpar a Ribeiras das canas, a fazer trilhos para bicicletas e mais não sei o quê! Até promoveu um passeio de todo o terreno para mostrar essa grande obra!

Mas parece-me que essa obra foi feita pela CCDR Algarve, pelo menos é o que dizem as más línguas, com os dinheiros que ficaram disponíveis há vários anos para as medidas de minimização dos impactos da Auto-estrada e não por ele ou pela câmara municipal a que preside!

Posso acreditar que a câmara poderá ter acompanhado o projecto, mas aqueles terrenos estão todos integrados na zona ambiente e logo a sua jurisdição é da CCDR Algarve (isto é o Ambiente) e não a câmara municipal!

Há quantos anos é que a Auto-estrada foi feita? É só agora é que a CCRD Algarve (Valentina Calixto) apresentou trabalho feito! Andou estes anos todos a dormir com Paderne! AH pois, não foi só com Paderne, foi também com a Praia Maria Luísa e com todas as outras Praias Maria Luisa por esse Algarve!

j.e.simões disse...

"Logo não retiram eleitorado a não ser ao PS, o que lhes dá um espaço de ideias e existência pouco consistente e a vida encarregar-se-à de provar a sua durabilidade."

Explica lá, que eu esta não percebi.
O facto de o BE ganhar o que o PS anda a perder, não significa transferência directa. A questão é mais complicada. Mas mesmo que assim fosse, o que comprovaria isso de inconsistência política relativamente ao Bloco? E não exactamente o contrário, i.é, o espaço previamente demarcado de ideias à esquerda ser alargado justamente pelos eleitores em função delas (e da desilusão com as outras)? Referes-te à sua heterogeneidade? Exercício prático de democraticidade e tolerância. Ou à sua largueza? Exercício de pluralidade à esquerda.

Sobre a sua durabilidade, os seus detractores já falharam todos em 7,8 ou 9 anos - e até quando vão continuar a expor-se ao fracasso (deles) de continuar a tomar por inevitável um fracasso (do BE) que não passa de um desejo pessoal?...
Até prova em contrário, os independentes não são supostos: têm todos os requisitos para o ser, visto não haver no grupo militantes partidários, sequer do Bloco. Contra o dicionário, não há argumento que te valha...

JES

Anónimo disse...

só retórica JES...

Anónimo disse...

Já agora, um outro blog que acho ser de muito interesse e muito bem escrito:
albufeirense.blogspot.com

Anónimo disse...

alguem sabe se aquela associação do Dr. Advogado Paulo Freitas, "pela Justiça e Cidadania" tem algum blog ou é este?

Anónimo disse...

alguem sabe se aquela associação do Dr. Advogado Paulo Freitas, "pela Justiça e Cidadania" tem algum blog ou é este?

Anónimo disse...

O BE não interviu porque não teve cidadãos que se propusessem fazê-lo.
Não se apresentou antes não está comprometido ao contrário de outros que se apresentam só em períodos eleitorais, em vários anos consecutivos. Têm membros na Câmara e na Assembleia Municipal para nada.

O BE e os Independependentess só poderão ser julgagados daqui a 4 anos e pos isso, merecem o benefício de dúvida.

Eu voto BE&Independentes

DD

Anónimo disse...

o DD vota no escuro porque a vida não lhe corre bem é o que é ma s nem todos bebem o chá de malvas para a tosse e as dores passageiras.

brejos

Anónimo disse...

JES, é só retórica menchevique........

j.e.simões disse...

Bebi medronho de... Menchevique (ou foi de Monchique?)

A demagogia gosta de ver o Independente como neutro, indiferente, ou apartidário... Espera encontrar independentes em Marte... Venha lá essa definição de Independente! Fico à espera!
JES

PS-Pra tosse há melhor que as malvas.Mas cada um bebe o chazinho de que gosta...

Anónimo disse...

Uh Brejos! É quando a "vida não lhe corre bem" que os cidadãos procuram alternativas, foi assim que Hitler, Mussolini e os Ditadores da nossa segunda republica subiram ao poder.
Será que a vida corre tão bem ao cidadão comum como corre a si! Tudo está bem neste País? Tudo está bem em Albufeira! Leia... e procure a razão dos porquês e intervenha positivamente!

Anónimo disse...

Como é que podem apelar ao dinamismo de um blog se os comentários nem para conversa de bar servem! A MALTA NECESSITA DE ATITUDE! e opniões construtivas e não da merda que está aqui escrita!

O Pedro das areias!

Anónimo disse...

Pedro, Só uma coisa a fazer! Então intervenha! Escreva os seus ensaios políticos e envios para publicação, neste ou noutro blog da Terra! Acho que o Luís "Piri-Piri" não se vai importar. Eu ajudo: envie os seus textos para:
forumalbufeira@gmail.com

moço da praia disse...

á um comentário que me faz rir hahahahahaha não há espaço para os turistas nas praias hahahahaha deixe-me rir, mó enxergate ou vai-te tratar em vez de dizeres baboseiras

Anónimo disse...

O Fórum está a degradar-se com certos comentários sen sentido (ou a ser degradado propositadamente)
Tem de haver controlo dos comentários senão o cidadão deixa de lhe dar atenção!Não acham??

Anónimo disse...

mas assim deixava de ser um forum de discussão! era o que pretendia não era? que apenas umas ideias valessem? Eu acho que por muito estúpidas que possam ser... todas as ideias devem ser discutidas, desde que haja respeito!

Anónimo disse...

O pior é que por vezes não há respeito e as asneiras não dignificam. Digo para o bem do FORUM

Anónimo disse...

mas chamam a atenção das pessoas para o problema e isso é uma avanço incómodo, não é? São agora vítimas como o Engº Socrates?

Anónimo disse...

olhe, mande suspender este blog á semelhança do que o PS com o jornal nacional da TVI...

Anónimo disse...

nâo há Sócrates, Nem Manuelas Nem Paulinhos de Feiras nem outros semelhantes! Há um povo que passa misérias pela péssima qualidade de alguns políticos, pela corrupção descarada e impune, pelo compadrio.Merecemos e de certeza que somos capazes de fazer melhor.
É tempo de acabar com isto. Não acham????

Anónimo disse...

praias sem espaço para turistas essa é demais háháhá