sábado, 1 de agosto de 2009

UMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL IMPRODUTIVA


De uma maneira geral, com raras excepções, as assembleias municipais pelo País fora não cumprem a sua principal atribuição, fiscalizar os actos dos executivos camarários.

Os Partidos do sistema, que representam classes e camadas de classe e os seus interesses, acabam por sobrepor as suas estratégias aos interesses colectivos das localidades e concelhos que os elegeram.

As assembleias municipais têm vindo, paulatinamente, a serem usadas para as guerras e concertações partidárias, com destaque para os dois principais Partidos e acabam por não merecerem a atenção e o respeito que deveriam dispor entre a população.

E quando um dos Partidos conquista a maioria absoluta, regra geral esvaziam-se a força das opiniões, funcionam as obediências, a ratificação das acções governativas sustentadas na fraca qualidade dos seus membros.

Não sendo fácil arregimentar dezenas ou centenas de pessoas para a composição das listas, tirando os primeiros lugares as pessoas dos lugares secundários são os chamados "verbos de encher", que não sabem ao que vão nem têm apetência e capacidade para as responsabilidades.

Albufeira é um exemplo desta triste realidade, onde a assembleia não produziu nada de relevante para a vida do concelho, assinando a maioria absoluta de cruz, todas as propostas dos chefes e bem capitaneada pelo disciplinador, Carlos Silva e Sousa.

Em quatro anos e contra a vontade da maioria absoluta e dos seus chefes, apenas uma medida não passou: o pagamento da pretensão de 10 milhões de euros para a empresa Cavacos SA, proposta pelo incontornável engº Gracias Fernandes, um dos pilares das manobras do PSD na Câmara. E não passou, porque o FORUM ALBUFEIRA levantou o assunto a tempo e acabou, pelo descaramento, arbitrariedade e até provavel ilegalidade, por ficar na gaveta até montarem nova estratégia.

Era um assalto ao erário público, que baixou depois de aprovado sem hesitações no Executivo camarário!

O PS, principal Partido da oposição, na sua estratégia de que os assuntos se resolvem nos órgãos respectivos, longe dos ouvidos e do conhecimento da população (dizem que quem quer saber que vá lá), arrastou-se em lamentos de que não eram respeitados e pouco mais. Em justiça, depois dos comerciantes estarem inundados em água e prejuízos e passada uma dezena de outras inundações, propuseram a criação de um fundo autárquico de reserva, que até hoje não produziu nada.

Foi esta assembleia amorfa, pouco qualificada e amestrada, que arrancou o voto da população.

Os mais de 300 milhões de euros geridos pelo Executivo foram aplicados em bel prazer, sem que os principais problemas tivessem até hoje respostas. Para concretizarem algumas das suas promessas e evitar mais descrédito junto da população, a assembleia ainda teve de aprovar dois pedidos de empréstimos bancários, considerados necessários pelo Executivo.

Esta assembleia, usando a maioria absoluta, mais uma vez vergou à obediência acríica, percebendo as dificuldades que criaram e a consequente necessidade de salvarem a face do PSD.

Carlos Silva e Sousa, um dos maestros das políticas do PSD, pôs as tropas a jeito para este endividamento, numa conjuntura económica difícil e prevendo-se uma desaceleração das receitas camarárias. Poderá ter começado aqui uma situação futura de estrangulamento financeiro que terá efeitos perversos na construção e desenvolvimento do Concelho.

O papel apagado e servilista da assembleia que cessará funções, contribuiu de forma determinada para a situação de perda de riqueza e falta de respostas que vivemos e é absolutamente necessário que a população do concelho construa um novo arco de pessoas que pugnem pelos superiores interesses colectivos.


FORUM ALBUFEIRA

9 comentários:

Anónimo disse...

Começa a ser estranho... será verdadeiro o comentário assinado pelo Manuel Aires? O Forum bloqueou agora? Era tão activo e pararam no tempo agora... deve ser do Agosto. Caso seja veridico já o publicavam como Post ou então uma nota com um pedido de desculpas ao homem. E só um reparo... cascam tanto no Xico por mudar de partido, mas querem colocar num pedestal um sujeito que é (ou era) militante do PSD e supostamente irá candidatar-se pelo Bloco de Esquerda... caricato no minimo...

Anónimo disse...

DESIDÉRIO SILVA HOMENAGEADO PELA NUCLEGARVE

2009-7-28
Gala de Solidariedade destacou personalidades da região, numa iniciativa anual da NUCLEGARVE - Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve

A VI Noite da Solidariedade juntou centenas de pessoas no EMA -Espaço Multiusos de Albufeira – em benefício de uma causa social. Durante o evento, a organização homenageou Desidério Silva, Presidente da Câmara de Albufeira, pelo apoio que tem concedido à Nuclegarve, no desenvolvimento de diversos projectos sociais.

No passado dia 25 de Julho, o EMA foi palco da VI Noite de Solidariedade. Esta é uma iniciativa anual da Nuclegarve – Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -que tem sido realizada com o objectivo de angariar fundos para a construção do projecto “Aldeia da Solidariedade”.

Este ano, a VI edição trouxe a música do grupo Al- Mouraria e a homenagem a três personalidades da região algarvia: Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Padre César Chantre, Director do Centro Paroquial Paderne, e Dr. Jorge Botelho, Director Regional da Segurança Social.

No seu discurso, o presidente da Nuclegarve, Paulo Almeida, agradeceu às três entidades homenageadas pelo contributo que têm prestado ao projecto “Aldeia da Solidariedade” - um equipamento social destinado a prestar os serviços de infantário, creche, centro de dia e lar de apoio a idosos.

Refira-se que o terreno para este equipamento foi cedido pela Autarquia, que suportou também os custos de elaboração do projecto de arquitectura e concedeu um apoio financeiro de 100 mil euros, destinados ao avanço da 1.ª fase da obra.

Desidério Silva mostrou-se satisfeito com este reconhecimento e referiu que o Município de Albufeira tem feito um “forte investimento na área social, através da criação de uma rede de equipamentos que têm vindo a aumentar significativamente a oferta do concelho”. Segundo o autarca, “a Aldeia de Solidariedade é um projecto de referência para o concelho, que vem dar resposta a grande parte das necessidades de âmbito social e humanitário. A Câmara Municipal tem apoiado o projecto desde o início, procurando dar as condições essenciais para que a Nuclegarve possa cumprir o seu objectivo que também é o nosso: servir a população”.

DESIDERIO2009/A Vitória é certa!

Anónimo disse...

Sobre a actuação da Assembleia Municipal (AM) não me pronuncio, sendo um órgão soberano, desempenha (presumo) o seu papel de acordo com os interesses do concelho.

O mesmo já não poderei dizer de alguns membros que a compõem;

O angariador de trabalhos para o Arquitecto chefe da CMA, chegou a secretário da referida (AM).

Não se contendo com o cargo, é que isto agora está péssimo cá fora, (a empresa está quase falida, trabalho na profissão não é com ele, “é fraquinho”) arranjou lugar para vereador nas próximas eleições por troca com o bombeiro.

Entre copos e a amizade com o nº2 da CMA, ainda vamos ver o tal engenheiro “fraquinho” a dar despachos sobre planos de urbanizações e demais relacionado com obras, claro está com toda a colaboração do Arquitecto chefe.

Tenho uma sugestão:

A câmara está com falta de espaço para colocar os empregados, este vereador se for eleito poderá ocupar um cantinho do gabinete do Arquitecto chefe.

Assim estava tudo á mão. (parecer favorável / aprovação na hora) ganhava-se tempo e espaço para algum novo funcionário (quem sabe talvez para o filho do ex-PS).

Assim vai a política em Albufeira:

Sr. Desidério quer um concelho:

Não deixe que esse pelouro, o das obras vá para alguém que tem as mãos muito sujas (não do trabalho) tome conta desse pelouro e mande esses incompetentes, bêbados, etc, etc, tomar conta da casa deles.

FORUM ALBUFEIRA disse...

O sr. tosse tosse, mais uma das inqualificáveis personagens que a terra (areia)produziu, deveria ter a coragem de, ao fazer acusações torpes, escrever o seu nome e apresentar provas, para que todos possam atestar da sua sanidade e permitirem ao acusado a sua defesa pública sob todas as formas legais.

(comentário publicado atrás, a propósito do poema do engº José Armando Simões)

Anónimo disse...

SOBRE O COMENTÁRIO DAS 10.54.

A ser verdade o que relatam no comentário é muito grave...

O PSD de Albufeira terá uma palavra a dizer no que toca á escolha dos candidatos autárquicos.

Ou será que o Presidente da Comissão Politica de Secção não estará a cometer alguma ilegalidade.???

Apresentar os candidatos sem que antes a Comissão politica seja consultada.

O Artigo 53º dos estatutos do PSD define com clareza as competencias da Comissão Politica de Secção.

Ao passar por cima dos estatutos (ou será que a democracia já encerrou)está a violar a lei VIOLANDO em toda a linha os Artigos 1º. e 2º dos Estatutos do Partido Social Democrata.

Com a apresentaçao dos candidatos às juntas de freguesia já foi violado o Artigo 53º designadamente a alinea f) do nº. 2.

Um simpatizante do PPD/PSD

Anónimo disse...

tal como o Anastacio do Ps quase toda aquela malta andou ali a fazer negocios á pala de serem da assembleia, povo??? calem-se lá com o povo que esta gente não quer saber nada do povo, olha o meu.

carlos

Anónimo disse...

aonimo das 15.54 isso sempre aconteceu e vai voltar a acontecer...

Anónimo disse...

ALGUEM DEU PELA ASEMBLEIA ? ALGUEM SABE SE ELES REUNEM OU NÃO EO QUE FALAM LÁ DENTRO ? UNS QUANTOS GAJOS DA ASSEMBLEIA ANDAM É Á CATA DE CASAS E TERRENOS PARA NEGOCIO E DEPOIS FAZEM AS MANOBRAS DENTRO DA CAMARA. o TIPO QUE É O PRESIDENTE DAS AREIAS DE SAO JOÃO ESTÁ LÁ A FAZER O QUÊ DIGAM ? SE FORMOS TODOS TAPADINHOS ESTA CIDADE NÃO MUDA.

Anónimo disse...

E o outro que agora vai ser candidato a vereador, que está falido, o que anda la a fazer, senão à procura das negociatas e agora o pova vai votar nele. O povo e memo tapado, sois todos uns tolinhos.