sábado, 19 de setembro de 2009

O HOMEM DA RUA E O VOTO


Por um curto período de tempo, em vésperas de eleições, o homem da rua é considerado "importante" porque depois de desfeito o circo, volta à qualidade de número.

Para além dos outros números que já ostenta, por decisão própria, passa a fazer parte do número dos ganhadores sem ganhar nada, ou dos perdedores, ou daqueles que cada vez mais, conscientemente, engrossam o exército dos descontentes da abstenção e do voto branco e são vilipendiados pelo desconforto e incapacidade das máquinas partidárias do sistema.

O poder, sob todas as suas formas, institucionais ou partidárias, acha que o homem da rua é apenas influenciável para o voto e que todo o manancial de informação e factos produzidos para trás, não fazem funcionar a sua consciência e decisão.

O tio desempregado, a irmã licenceada sem soluções, o avô reformado e sonhando com meses mais curtos, a vizinha que vive numa casa degradada, a Almerinda que está há 3 anos na lista de espera da operação, o Manuel que está inscrito na habitação social há mais de 10 anos, o João que só tem 50 anos e cujo pequeno negócio não resistiu, aos quais se juntam os muitos outros homens e mulheres da rua que incorporam os mais de 600.000 desempregados, os mais de 2 milhões de pobres, os milhões que vivem de salários baixos e precários e as famílias endividadas para darem educação aos filhos, estas pessoas que representam mais de metade da população são, afinal, esse grande corpo de aparente indiferença pelos destinos do seu País.

A classe política avençada aos tentáculos do Estado, está na rua procurando a impossível ligação endémica e na sua procura frenética do poder ou das franjas consoladoras, recorre aos truques do "deficit democrático", do Freeport onde só há inocentes, das escutas ao Presidente da República tal como já aconteceram ao Procurador geral da República, ao silenciamento administrativo de acções informativas, com ou sem ingerência estrangeira, como se nas trocas de acusações, apanhassem o homem da rua desprevenido e este não achasse todos os Partidos da ordem, capazes de se igualarem.

O homem da rua tem enormes vantagens sobre os políticos e os seus processos. Porque é na rua que tudo se passa, que tudo se sente e que tudo se julga e resolve.

Os políticos, pelo seu lado, levam as decisões para os gabinetes e julgam-se resguardados. Quando têm de vir para a rua, fazem-no em escudo físico e nos locais favoráveis. As sessões de esclarecimento desapareceram, a exposição à troca de ideias e perguntas incómodas foram preteridas pelas arruadas de bandeiras e brindes, esquecendo as acusações de pagamentos de votos.

Faltam poucos dias, para o País ir duas vezes a votos. Duas eleições distintas, para o mesmo fundo de problemas. Um País e as suas partes, mergulhados naquela que é a primeira grande crise da era da globalização.

A nível nacional, todos nos querem fazer crer que as diferenças que estão em jogo são quem tem melhores propostas para os impostos, como se alguma vez tivessem parado de subir, quem consegue relançar mais depressa o emprego fazendo apelos desesperados ao aumento do consumo para relançar a produção, sem pôr em causa que quem detém o controlo da produção procurará os lucros até à exaustão e à nova crise de valores. O grande saco azul da economia dos países e mundial, os offshores, é beliscado sem sucesso à vista, quando são, afinal, os grandes responsáveis e aproveitadores das crises, acabando por saírem ilesos e em renovação de estratégias para os próximos golpes.

O homem da rua está a ficar cansado de ser usado, de usarem o seu voto contra si, porque há sempre desculpas para os insucessos das políticas.

O homem da rua está a crescer, porque a democracia parlamentar trouxe as virtudes da comunicação, do contraditório e, hoje, os exercícios de cidadania vão dando os seus frutos sem que o sistema o queira reconhecer.

O Estado Novo também teve a sua surpresa!


Luis Alexandre

22 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luis nesses 600.000 desenpregados que você fala veja quantos portugueses lá estão? se calhar talvez 200.000 o resto são brasileiros e dos paises de Leste. informe-se e veja se eu não tenho razão!

CIDADÃO disse...

Pelo cumprimento da lei do ruido.
Pelo cumprimemto da proibição da venda de bebidas alcoolicas a menores.A luta continua.Custe a quem custar.
Ao provedor da escrita pergunto:está o comentário bem redigido?Espero peço seu reparo.

Anónimo disse...

nos 600 mil não estaram as tuas funcionarias que recebem recibos verdes :|

Anónimo disse...

O tema do post não são os 600 mil desempregados que o autor refere e que, por acaso, só por acaso..., são cerca de menos 100 mil (o que são 100 mil a mais? Porque não alterar para 1 milhão? É mais redondo e tem mais impacto).
Então, para variar, aparece um cromo a disparar disparates (estava mortinho para escrever "disparar disparates" e aqui até fica bem). Assim, o acumulado de desempregados estrangeiros, era, em Julho, de cerca de 32 mil. Destes, mais de 8 mil são brasileiros, e, mais de 6 mil são da Europa de Leste (já agora... quase 4 mil Europeus e quase 12 mil Africanos). No Algarve estão mais de 3 mil dos 32 mil do total, com a Europa de leste a liderar.
O Cidadão do ruído, transforma-se em pó, ou os vermes comem-no muito antes da tal luta acabar (se é que alguma vez acaba). O teu Português está melhorzito, mas deves trabalhar com mais afinco. O Flip pode dar uma ajudinha em www.flip.pt.

Anónimo disse...

de 32000 para os 400000 do outro.Realmente e so cromos da bola

Anónimo disse...

Cidadãos por Albufeira? vejo é cidadãos contra o PSD e contra o PS a fazer a campanha do BE num blog. Não vejo mais nada. Contribuir para fazer crescer a cidade e denunciar o que está mal também não vejo nada.

Anónimo disse...

"Contribuir para fazer crescer a cidade e denunciar o que está mal" obriga a estar contra o PSD e contra o PSD, pois foram eles que nos desgovernaram nos últimos trinta anos. Senão, era querer "mais do mesmo".
Se isto é fazer propaganda ao BE, então viva o BE!

Anónimo disse...

no comentário anterior leia-se: "contra o PSD e contra o PS"

Anónimo disse...

Onde é que o anónimo das 9.29 vê no texto campanha a favor do BE??? só para fazer confusão nas pessoas quando se já sabe que os tipos sairam todos do forum e levaram o Aires para ser o chefe das sanguessugas. E até este Aires que era do Psd já entregou o cartão militante!!!!!

albufeirense

Anónimo disse...

Este forum tem BE escarrapachado em tudo o que é post

Anónimo disse...

O forum diz que é "livre e independente" e não é isso que se vê nos artigos que escrevem. Estão ao serviço dos movimentos anti PSD, PS e Desidério.

Anónimo disse...

DISCUTAM OS POSTS! É só leva e traz, propaganda e peixeirada. É verdade que também não fazem posts de jeito, mas enfim...

Mosse Debe disse...

Mosse Debe tanto anonimo inteligente só para desfazer mas fico a pensar que o forum não pára de incomodar.....e eu vou dizendo que o homem da rua vai vencer não sei quando mas vai vencer.

Anónimo disse...

"O CríTico RiDícuLo" que só quer desvalorizar os posts e comentários aqui feitos atacou às:
20:34, às 30h32, às 20h25, às 9h29, às 8h51, às 7h05, às 5h43 e às 23h47.
Isto é, nem dormiu...
É tudo obra da mesma pessoa que apenas tem por objectivo desvalorizar os posts, os comentários feitos e as pessoas que fazem os comentários!
Espero não ter dado nenhum erro, se não vou logo ser julgado, também pela mesma pessoa.

##....

Anónimo disse...

mosse debe: tu não és anónimo???

Anónimo disse...

30:32 é hora alentejana? ou é confusão da ervilha que tens no lugar do cerebro?
Por exemplo, só por exemplo, 5:43 não é meu e, se, às 23:47 querias escrever 23:37, também não é meu lol. Veres IP's depois de beber uns canecos dá nisto. Ah! e falhas-te alguns. E do ruído, não arrotas nada?

Anónimo disse...

A quanto é que está o voto no Desidério? A 25 euros ou a 30?
Um abraço laranja do

António Cinzento

Anónimo disse...

Sobre os comentários do FORUM ALBUFEIRA este para mim foi o melhor)
Aqui vai o copy / paste...

Sobre a actuação da Assembleia Municipal (AM) não me pronuncio, sendo um órgão soberano, desempenha (presumo) o seu papel de acordo com os interesses do concelho.

O mesmo já não poderei dizer de alguns membros que a compõem;

O angariador de trabalhos para o Arquitecto chefe da CMA, chegou a secretário da referida (AM).

Não se contendo com o cargo, é que isto agora está péssimo cá fora, (a empresa está quase falida, trabalho na profissão não é com ele, “é fraquinho”) arranjou lugar para vereador nas próximas eleições por troca com o bombeiro.

Entre copos e a amizade com o nº2 da CMA, ainda vamos ver o tal engenheiro “fraquinho” a dar despachos sobre planos de urbanizações e demais relacionado com obras, claro está com toda a colaboração do Arquitecto chefe.

Tenho uma sugestão:

A câmara está com falta de espaço para colocar os empregados, este vereador se for eleito poderá ocupar um cantinho do gabinete do Arquitecto chefe.

Assim estava tudo á mão. (parecer favorável / aprovação na hora) ganhava-se tempo e espaço para algum novo funcionário (quem sabe talvez para o filho do ex-PS).

Assim vai a política em Albufeira:

Sr. Desidério quer um concelho:

Não deixe que esse pelouro, o das obras vá para alguém que tem as mãos muito sujas (não do trabalho) tome conta desse pelouro e mande esses incompetentes, bêbados, etc, etc, tomar conta da casa deles.

10 de Agosto de 2009 12:22

18 de Setembro de 2009 0:26

Anónimo disse...

O futuro faz-se em cada segundo. Se estou sentado e me decidir a levantar, mudei o meu futuro.

Na política é igual! Quando decidimos levantar-nos já nada volta atrás.

Os professores decidiram levantar-se e nada ficou igual. A ministra continua de pedra e cal até ao despedimento mas o 1º Ministro, de outra argúcia, fugiu da morte política e mudou de opinião, até vermos.

Os professores tornaram-se finalmente os homens e mulheres da rua e transformámos a nossa angústia em mudanças de atitudes que mantinham a impertinência do autoritarismo.

O voto do homem da rua não perdeu importância, quem o recebe habituou-se a brincar com ele e, como diz o autor do post, não menosprezem o muito de inteligência que está para além dele.

professor

Anónimo disse...

23:14:
PARA DE POR ESSA MERDA EM TUDO O QUE É POST. JÁ VAIS PARA AI EM 10. JÁ METES NOJO. NINGUEM TE LIGA.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 0:25

Estás com problemas??
Eu entendo que as verdades por vezes doem, e estas ao serem verdades parece que a ti te doem muito.

Toma um chá para a azia.

Alguém que pensa..

Anónimo disse...

11:30
pensas?
tão qdo pensas só sai é merda q espalhas por tdo o lado