sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AO QUE CHEGÁMOS EM ALBUFEIRA!




Na entrada de mais um longo período de sazonalidade, assistimos impotentes ao encerramento definitivo de comércios, saindo os seus proprietários altamente endividados e estando outros a bater recordes de receitas por baixo, caindo nos números irrisórios ou no zero de caixa.

Nos últimos trinta anos, PS e PSD fizeram um enorme esforço para destruírem uma vila radiosa e atraente, que cresceu em defesa dos felizardos interesses do imobiliário, que ganharam rios de dinheiro em milhares de caixotes espalhados por ruas e ruelas e criando os constrangimentos que todos conhecemos em falta de equipamentos sociais, jardins, estacionamentos e segurança.

Um visitante estrangeiro, jornalista de profissão, desabafava: "alguém no seu perfeito juízo, vem a Albufeira para ver um centro comercial na praia", referindo-se às escadas rolantes, ao elevador pendurado na falésia e aos montes de envidraçados onde deveriam estar as casas tradicionais".

Esta afirmação resume, o desprezo a que milhares de turistas votaram Albufeira, fazendo tábua rasa das suas excêntricas "modernidades", mesmo a pretexto da mobilidade, passando palavra a muitos outros que fazem as suas opções noutras direcções.

Desde o princípio da década, a massificação e a falta de comodidades foram persistentemente esgotando a paciência das pessoas que, cansadas, preferiram o afastamento do que confrontar a Câmara Municipal com as suas responsabilidades.

As más gestões de Albufeira, as oportunidades perdidas com os muitos milhões do Programa Polis/Câmara, uma cidade fantasma, insegura, ruidosa, as matas devoradas, a Lagoa dos Salgados poluída e engolida pelos interesses privados, um trânsito caótico em Agosto, são um somatório confrangedor e que determinam a acentuada curva descendente da vida social e económica.

Temos que atribuir estes méritos ao PS e ao PSD.



FORUM ALBUFEIRA

8 comentários:

A.M.G. disse...

Contra mim falo mas os albufeirenses têm o que merecem. Podia estar para a qui a falar do que está mal mas o post diz o que é verdade, os gajos é que não têm vergonha nenhuma !!!! e o medo é que tudo está para durar.

CAÇA CROMOS disse...

É só conversa da treta. Albufeira está bem e, tendo em conta a recessão MUNDIAL, recomenda-se! O verão não foi tão mau como querem fazer crer. Todos os anos fecham pequenos negócios que só podem sobreviver no verão. Por outro lado, os comerciantes que fecham são os que não aplicaram nos estabelecimentos os lucros em tempos de vacas gordas e os esbanjaram em automóveis e propriedades e deixaram definhar as empresas, prevendo que as tetas estariam sempre cheias. Temos muitos exemplos de empresários que modernizaram os estabelecimentos, equiparam-se, formaram mão de obra e têm êxito.
Um Agosto sem trânsito é um mau Agosto. Ainda bem que esteve caótico. Deveria ter estado mais. Coitados dos Portugueses nas grandes cidades que demoram 2 ou 3 ou mais horas por dia em transportes e no trânsito. Os Albufeirenses, em menos de 10m, mesmo com muito trânsito, estão em todo o lado (no Giro, em 30m, faz-se a maioria dos percursos). Esta do Trânsito é outra tirada da treta que até vos fica mal.
O comerciante Albufeirense, porque está mal orientado e representado por estruturas pré históricas (leia-se associações) cujos interesses são, no minimo, confundidos com os meramente politicos, é estereotipado no taxista Albufeirense: de verão facturam pequenas fortunas, não param, é um martirio arranjar um. E maldizem a toda a hora a CMA porque deveria atribuir o dobro ou o triplo dos alvarás. De inverno, atropelam-se nas praças sem nada que fazer, sem clientes. E maldizem a CMA porque deveria ter atribuido menos de metade dos alvarás.
Fantochada, conversa da treta e politica de cordel.

João da Praia disse...

Bravo Caça Cromos!
E os estrangeiros cada vez gastam menos e devia-se contrariar a tendência que os Albufeirenses têm de menosprezar o cliente Português do norte. Berra, é exigente, protesta, mas tem-se mantido fiel a Albufeira e ao nosso comércio e este ano esteve, mais uma vez, em força a veranear na nossa cidade e a gastar €.
Os comerciantes que não se deitassem debaixo da bananeira a gastar os lucros em sinais exteriores de riqueza para os vizinhos verem e os tivessem investido nas lojas. Mas não, interessa é mostrar ao vizinho do lado que se factura muito guito.
Admite-se, por exemplo, que o rodizio do Zé do Peixe Assado tivesse um aumento de 32% desde Julho ??? Tamos a brincar com o cliente ??? E tarda nada temos os comerciantes a cobrar das taxas mais elevadas do País pelos pagamentos Multibanco... tarda nada é noticia...
Há anos que se vêm as lojas a fechar no inverno. Qual é a novidade este ano ???

Luis Alexandre disse...

Srs. caça cromos e joão da praia
(supondo que são diferentes pessoas)

Dado que a linha de pensamento tem a mesma escola, creio que nenhum dos senhores é ou foi comerciante, porque certamente a experiência própria não vos induziria a tanta afirmação gratuita.
Num passado não muito distante, e por via do crescimento desordenado e desmesurado da cidade, os comerciantes tinham 6 ou 7 meses de facturação e conseguiam proporcionar emprego o ano inteiro.
Hoje, estamos reduzidos a 3 ou 4 meses e os contratos são o uso frequente.
Ainda hoje, cidadãos e visitantes esperam pelos estacionamentos, desde a baixa até à Av. Sá Carneiro.
A especulação imobiliária apadrinhada, ocupou o território ao ponto de estarem fechados os caminhos para o mar, do qual dependemos, e não deixou espaços para as sombras, que vulgarmente chamamos de jardins, qualquer que seja a direcção que tomemos dentro da cidade.
Valerá a pena falar da qualidade da arquitectura praticada? Será uma mais valia de atracção ou de afastamento? Ah, sim já percebi...
E na oportunidade, aproveito para vos lançar o repto sobre a sazonalidade. Não será o executivo responsável pela gestão da cidade em 12 meses? Não cobra taxas por 12 meses? Onde estão as iniciativas para além do sol e praia, que são a razão da procura?
E é a crise mundial que é responsável por tudo isto? Ou Albufeira é uma cidade de pouco valor acrescentado?

Anónimo disse...

A crise mundial é a peneira para muito boa gente, de Lisboa a Albufeira, os que mandam fazem bluff para ganharem tempo.
Desculpas a toda a hora e obra pouca. Queres estacionar usa o passeio, queres ir ao mar vai a pé que é melhor e vais às curvas de qualquer maneira. Queres segurança põe umas grades nas portas. Queres dinheiro vai ao banco e se não te ligarem, fecha a porta e inscreve-te no desemprego.Queres sombras, não te ponhas debaixo de rochas ou vai ao campo que só te faz bem.
Os taxistas são uns bandidos, estão sempre a resmungar contra a Câmara e são os culpados de tudo o que está mal em Albufeira.
Está visto que são os habitantes e os empresários que são culpados do que está mal e não quem manda. Boa e ainda dizem que não há mentes brilhantes cá na parvónia.

CAÇA CROMOS disse...

Pérolas a porcos.

Anónimo disse...

Eu continuo com o meu pensamento. Quando há clientes, não se factura para não ter de pagar impostos. Quando não há clientes, clama-se pela ajuda do estado e câmara. Já parecem os agricultores... os que andam atrás do Paulinho das Feiras a falar mal do Governo porque não aproveita os dinheiros de Bruxelas, não serão os mesmos que no tempo do cavaco andavam a comprar Jeep's e outros bens pessoais com os mesmos dinheiros de Bruxelas? Andam lojas a fechar? Trabalhem melhor. Abram os olhos. Certamente também há Restaurantes a fechar... mas agora pergunto, porque é que o Pingo Doce abriu um Restaurante e está à pinha todos os dias? Souberam aproveitar esta altura de crise. E ao que se diz ai vem outro ao mesmo estilo no Modelo. O consumidor agradece. Uma coisa é certa, no Pingo Doce pago e recebo a factura sem a pedir, e noutros locais ou refilam por eu pedir a factura ou metem mais 50 cêntimos em cima. Claro está, se não passam factura é menos esse que o Governo vê... Se é assim comigo que sou da terra, imagino com os estrangeiros. Quando aprenderem a trabalhar e tiverem mão de obra qualificada e bem paga (não é com recibos verdes que vamos lá) talvez cativem mais os clientes. Quando o serviço é de qualidade não há crise que o deite abaixo.

Jafacineia disse...

Srs. Caça Cromos e João da Praia e Anónimo das 3.34, Mais palavras para quê??? Está tudo dito, não podia estar mais de acordo!!!!