sexta-feira, 20 de novembro de 2009

política à moda de albufeira (56)


Os responsáveis autárquicos do PSD, reforçados com mais um vereador, foram obrigados a empenharem-se a fundo nas últimas eleições e a mobilizarem um maior número de recursos do que há 4 anos.

Apesar de não terem tido oposição partidária, que só chegou no autocarro das 16 horas do dia anterior à campanha, o volume de críticas do FORUM ALBUFEIRA e da ACOSAL, obrigaram o PSD a fazer um número elevado de 300 promessas de medidas, que serão cobradas uma a uma e obrigará o executivo a um trabalho árduo.

Aplicado um remendo e um acrescento e analisando o futuro à luz do deficit democrático da anterior governação, antevemos muitas dificuldades para o actual executivo concretizar os seus planos, se persistir na divisão sectária entre os que os apoiam e os que não apoiam.

As sociedades evoluem e como o papel de intervenção social vai aumentar e as facilidades do passado não se voltam a repetir, acreditamos que as vozes do interior do PSD ganhem a força necessária para promoverem a abertura ao diálogo com todos aqueles que têm ideias saudáveis e se batem pelo melhor para o concelho.

O anunciado fim do desiderismo com Desidério, abre uma oportunidade à mudança de estilo e à abertura de espírito, na medida em que o candidato seu sucessor, tem de se afirmar por uma linha própria para ganhar a confiança do eleitorado.

A subalternidade medíocre e doentia dos seus pares de executivo e a sua falta de imagem pública fora da sombra do chefe, faz supor duas questões:

1ª. que Desidério Silva honre os seus compromissos com o eleitorado, levando o mandato até ao fim;
2ª. que a sua saída, determinará uma luta no PSD, saudável para a democracia interna e externa.

A evolução da situação política nacional, contudo, pode fabricar um conjunto de armadilhas que podem vir a ter aproveitamento local para fugas.

O momento conjuntural nacional de Governo minoritário, que pode ser derrubado em determinados parâmetros legais e de convulsão social mais os novos dados da previsível luta pela direcção regional do PSD, onde o vice Desidério Silva é o protegido de Mendes Bota para a luta de facções, criarão argumentos num cenário de eleições legislativas antecipadas, que facilitam o quadro de ambições pessoais deste e a sua saída airosa das responsabilidades camarárias.

Para Desidério Silva seria ouro sobre azul, se não for travado pela clarividência interna do PSD.

1 comentário:

Anónimo disse...

esta conversa não diz nada a albufeira, venha mais eleições e Desiderio ganha só é pena o homem não continuar, ganhava de certeza e outro no lugar já não é a mesma coisa