quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Rede de crime dedicava-se a assaltos no Algarve, mas só à tarde
GNR desmonta rede de assaltantes de hotéis
24-11-2009 17:14:00


A GNR de Albufeira apanhou três indivíduos com 33 mil euros em dinheiro. São suspeitos de terem assaltado mais de 30 hotéis e vivendas de luxo no Algarve nos últimos quatro meses.

Ver Galeria

A GNR de Albufeira explicou em conferência de imprensa que os três homens detidos se dedicavam a furtar vivendas de luxo e hotéis de quatro e cinco estrelas entre as 15:00 e as 17:00.

Os homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 45 anos, "faziam-se passar por turistas, usando roupas de marca", adiantou.

Segundo Marco Henriques, da GNR, os homens foram detidos na posse de 33 mil euros, 11 relógios de elevado valor, 86 peças em ouro, uma balança, 29 moedas de colecção em prata, vários telemóveis e uma arma eléctrica.

A GNR acrescenta que os homens se preparavam para sair do país, com malas já feitas e dinheiro nos bolsos.

O trio utilizava uma mala a tiracolo repleta de ferramentas simples, como por exemplo chaves de fendas, para se introduzirem nos quatros dos hotéis e abrir os cofres.

Durante a investigação de quatro meses, que contou com 11 elementos da GNR, a polícia verificou que os assaltos eram rápidos, cerca de 15 a 20 minutos, e que em apenas um dia podiam roubar quatro ou cinco quartos.

Uns elementos do grupo ficavam a vigiar os corredores dos hotéis, enquanto que outro se introduzia no alojamento, adiantou.

O capitão Marco Henriques negou que os três detidos façam parte de uma rede terrorista, mas admitiu que nos mais de 30 assaltos referenciados devem ter sido roubados "muitos milhares de euros".

No último fim-de-semana, os três homens furtaram dois hotéis em Alvor e uma vivenda de luxo em Olhos de Água pertencente a um comerciante português que guardava em casa 20 mil euros.

Os detidos, com "aspecto europeu", "formação média" e que se expressam em francês entre eles, trocavam "constantemente de viaturas, todas alugadas" e "tentavam não deixar vestígios no local do crime".

Segundo o capitão da GNR, o grupo "evitava e contacto com qualquer pessoa", e quando eram surpreendidos por alguém nos alojamentos dos hotéis tinham como método dizer que se "tinham enganado e que andavam à procura do cão".

Os três homens, que moravam num apartamento alugado em Albufeira (local onde foram detidos com os 33 mil euros) vão ser hoje apresentados no Tribunal de Albufeira para o primeiro interrogatório.

Em Outubro, o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) disse à Lusa que os empresários do sector hoteleiro tinham registado a infiltração de pessoas dentro dos hotéis que conseguiam "penetrar nos alojamentos e roubar dinheiro e valores facilmente convertíveis em dinheiro".

Segundo o presidente da AHETA, Elidérico Viegas, "a criminalidade contra turistas tem vindo a aumentar exponencialmente no Algarve nos últimos tempos, envolvendo grupos organizados e especializados em roubos a quartos dos hotéis".

O autarca de Portimão, Manuel da Luz, propôs a semana passada ao Governo a criação de brigadas policiais especializadas na área do turismo.

in "Observatório do Algarve"


Sem comentários: