sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PREVENÇÃO NA SEGURANÇA



Os acontecimentos que abalaram o Algarve na área da segurança, com tantas afirmações públicas cruzadas, provocaram, com níveis de intervenção oficiais nunca antes alcançados, natural apreensão na população e agentes económicos.


A dimensão do problema, que atingia proporções alarmantes em quantidade, sofisticação dos processos e profissionalismo, levantaram um coro de protestos que só foi devidamente atendido, quando a espectacularidade e gravidade começou a afectar cidadãos estrangeiros, levando o Foreign Office inglês a fazer avisos de desagrado alto e bom som e, com certeza, mais autoridades de outros países, embora usando a suavidade dos canais diplomáticos.

As informações dos bastidores indiciavam mãos criminosas perigosas, porventura com ligações exteriores, desvalorizadas pelas autoridades em sucessivas declarações mas que na hora da captura e na divulgação dos contornos das actividades, deixaram transparecer esta possibilidade.

Dos milhares de incidentes do inverno passado e do corrente ano, sobressaem os assaltos a diversos Hotéis e clientes, as mortes de dois britânicos em Alvor e Albufeira e o assalto dramático ao casal suiço, que puseram à evidência a grande necessidade de se arquitectar um modelo de segurança com características adaptadas às necessidades desta região turística.

Perante o impacto público negativo dos mais graves incidentes, as autoridades tiveram que recorrer de meios que pudessem restaurar a credibilidade, o que resultou na captura dos diversos meliantes, facto que teve honras de conferência de imprensa.

A prisão destes marginais traz tranquilidade à população mas, fica sempre no ar a insuficiência na região de efectivos de proximidade e dissuasão para a pequena criminalidade e a importância da prevenção, com recurso a meios policiais de investigação criminal, que actue antes de acontecer.

Os factos graves ocorridos e que incomodaram os olheiros internacionais, porque os nacionais pelos vistos não são ouvidos, foram um sinal de alerta, que deve obrigar as autoridades a repensarem os processos que têm seguido e não se revelaram eficazes.


FORUM ALBUFEIRA


Depois de escrito este texto, chegou-nos ao conhecimento aquilo que vínhamos temendo, o aumento dos assaltos à mão armada, em pleno desenvolvimento das actividades e no interior da cidade.

Há poucas horas, cerca das 18.40, uma ourivesaria a escassos 100 metros do edifício da Câmara, foi assaltada por quatro jovens, que pelas suas idades jovens, poderão pertencer ao gang KDP, de origem albufeirense.

Tendo efectuado o assalto com sucesso e posto em fuga com os avultados resultados, acabaram por despistar a viatura perto dos Olhos d'Água, sem que isso resultasse na sua captura.

O que ressalta deste assalto é a facilidade com que estes actos são planeados e executados, deixando grandes preocupações para o futuro face ao histórico de displicência conhecidos.

11 comentários:

Anónimo disse...

o sistema funcionou assim sempre e vai continuar... haver ladrões dão razão para haver policias é a maneira de diversão para os ladrões maiores escaparem , estão a ver ? Quando a policia quer mesmo o trabalho aparece... quando não quer alguem vai pagar

brejos

alpha disse...

Tá quieto que nos petizes não ninguém pode tocar. Houve um que agrediu um GNR dentro do posto e poucos minutos depois foi jogado na rua.

Mosse Debe disse...

Mosse Debe falar de prevenção em portugal é como o sporting ser campeão da europa.

Anónimo disse...

eu acho que o denominado gange do KDP é mais imprensa do que outra coisa. agora com a justiça que temos no nosso país , só está bom para os assasinos, ladrões , pedófilos . proxenetas e outra merdas iguais . mas para quem trabalha e anda nas estradas todos os dias lá está a caça ás multas tipo velocidade alcool . estes sim são os bandidos que a nossa sociedade têm, o resto vão a tribunal e são absolvidos nem que tenham morto alguem! os criminosos são o resto, como diz o outro no tempo do saudoso Vasco Santana não havia tanto sacana, e já agora esta é para o Sr. Roberto Raposo que anda desaparecido, o que é que me diz ao seu amigo David que se marimbou para quem votou nele e vai para o Ministerio da Agricultura

SALADINO disse...

Anonimo das 21:01,ou és um granda tótó ou então não sabes onde andas!Os da tua "LÁIA"pedem para abrir os negócios no domingo,mas saberás,tu,quantos domingos,há duranto o ano?Deixa-te de tretras e olha para Albufeira ,com olhos de vêr.....para não ir mais longe..prque se não..era uma merda.Tu sabes que eu sei que tu sabes o que eu quero dizer.......

Anónimo disse...

Eu não sou o Roberto, mas acho que o sr que me antecede é um pouco "poucochinho", ou será muito? Do que vive você homem? Das esmolas do Desidério? O David marimbou-se? Que sabe você do que tenta atingir? Não se meta na vida privada de gente honrada... Se foi e está no Governo, é porque alguém lhe dá o devido valor. Pergunte ao Desidério, pergunte a si próprio, o que faria para ganhar a vida, se lhe pedissem para ir trabalhar em algum Ministério.
A má língua de Albufeira no seu melhor!.... Gente Esperta é outra coisa...

Anónimo disse...

fecha a loja hoje sim. não aproveites que está ai espanhol em monte pra fazer uns trocados. Se nao forem os hoteis a fazer promoções o que seria do resto

MANEL RUFIA disse...

VIva a merda .
Viva o inconformismo.
Viva a "bandalhisse"
Viva a criminalidade.
VIVA ALBUFEIRA

Anónimo disse...

para os comentários das 0:58 e das 1:15 . está visto que acham bem a saida do David de cena , e eu é que sou o tótó , e acho que o Roberto não precisa de defensores , só lhe pedi a sua opinião , mas quem têm razão é o Manel Rufia e o resto é paisagem, viva a Laia e os espertos, sempre pensei que o David ia ficar por cá e daqui por quatro anos tentaria conquistar a Camara mas foi o que se viu . o PS no seu melhor

CAÇA CROMOS disse...

Quem é este palhacito do saladino? De que esgoto saiu? O de 5Dez às 21:01 comenta alhos e o saladino parvalhão vem descomentar com bogalhos.

Mais à frente, a 6 , à 1:15 vem um anormal falar na vida privada dum tipo que ocupa cargos publicos. Tás a brincar ó pá??? Vida privada???

Mais 2 cromos ignorantes, parvos e ridiculos para a colecção.

Anónimo disse...

Sr. CAÇA CROMOS pelo menos você entendeu o que eu escrevi . eles não .