quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Comunicado do Sindicato dos Enfermeiros

ENFERMEIROS ENTREGAM A FARDA NO GOVERNO CIVIL DE FARO


DEMONSTRANDO UMA VERDADEIRA FALTA DE RESPEITO PELO PROCESSO NEGOCIAL, PELOS ENFERMEIROS E PELA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM a Ministra da Saúde apresenta agora uma proposta de DIMINUIR O SALÁRIO DOS ENFERMEIROS!


Decorreu no dia 8 de Janeiro de 2010 a reunião que pressupunha dar continuidade ao processo negocial dos projectos de diploma relativos às grelhas salariais e transições dos enfermeiros.


Na reunião de 26 de Novembro, a Ministra da Saúde assumiu que iria apresentar nova proposta tendo em conta as injustiças que a outra continha, nomeadamente, a possibilidade de cerca de 6000 enfermeiros, já com cerca de 11 anos de exercício profissional, poderem vir a ganhar menos que os futuros enfermeiros que ingressassem na carreira.


A Ministra da Saúde/Governo pretendem agora diminuir o valor de ingresso da profissão, dos actuais 1020 euros para 995 euros, durante os próximos 4 anos, apenas porque continuam a querer impor a regra geral de transição para a futura carreira, ou seja, a regra de não haver revalorização salarial.


Com esta proposta, o Ministério da Saúde e o Governo não só querem discriminar os enfermeiros relativamente a outros profissionais de outros sectores, como pretendem DESCLASSIFICAR E HUMILHAR OS ENFERMEIROS E A PROFISSÃO DE ENFERMAGEM.


A questão deixou de ser SÓ a luta pelo reconhecimento da qualificação de Licenciado que os enfermeiros já são detentores desde 1999. A LUTA PASSOU A SER, TAMBÉM, PELO RESPEITO E DIGNIDADE DOS ENFERMEIROS E DA PROFISSÃO.


Esta posição do Ministério da Saúde/Governo para com os enfermeiros está já a provocar uma onda de revolta entre os enfermeiros em todo o país.


Os Enfermeiros no Algarve reúnem amanhã dia 14 no Hospital de Portimão e no dia 15 no Hospital de Faro, para discutir a continuidade do processo de luta


No dia 15 Janeiro dirigem-se ao Governo Civil para entrega de parecer/Moção sobre esta injuriosa proposta e entregam também a sua Farda. Convidamos desde já os Sr.s jornalistas a assistir a esta entrega:


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ÀS 16,30 à PORTA DO GOVERNO CIVIL DE FARO

1 comentário:

Anónimo disse...

A culpa é de Desidério.