terça-feira, 4 de maio de 2010

ALBUFEIRA FAZ HISTÓRIAS



A última crónica de Desidério Silva, no “CM” de sábado passado, é mais um estrebuchar do prazer umbilical deste condutor autárquico.

Saiu-lhe a escrita para o regozijo de ao fim de mais de 13 anos na Câmara, ter inaugurado o primeiro parque de estacionamento que efectivamente tenha impacto no começo das soluções para um problema que continua a arrastar-se e que tem noutro lugar, episódios de má gestão, escondidos do conhecimento público.

A excitação do herói, que deve ter o seu nome em mais uma placa, levou-o a descrever as vicissitudes que enfrentou para conseguir tal feito. Os outros só implicavam e ele, com os dinheiros e meios da Câmara, fez o quase milagre.

Na mesma linha de inspiração, acrescentou ao discurso a grande obra que considerou o mais vultuoso investimento da autarquia, na requalificação da entrada da cidade, com uma via larga de quatro faixas. Para o sr. presidente, sem a sua visão e a dos quejandos que o ladeiam, Albufeira continuaria fora do progresso. Com ele, as coisas acontecem e o seu cérebro ainda andará às voltas para a realização de uma outra elocubração, que lhe saltou da boca em público noutra ocasião, de completar o triunvirato de obras mecânicas estilo shopping de praia, que é a construção de um teleférico entre o Pau da Bandeira e a Baleeira.

Seria a honra total, ter o nome nas placas do Elevador, nas Escadas Rolantes e no Teleférico, integradas num centro que dispensa a História e deve ser composto de edifícios modernos, envidraçados, com elevadores exteriores, muitos neons e placards de fast food, muitas esplanadas vanguardistas indiscriminadas, redução dos espaços de circulação para aumentar o burburinho, com os bares em música alta, a gosto, para lhe dar o toque de festa permanente.

Reflectia de forma fidedigna a personalidade do personagem, amante e impulsionador do betão e do urbanismo à descrição das fachadas democráticas dos interesses privados.

Na ideia de paraíso que o PSD instalou em Albufeira, quando finalmente se está a fazer um posto de Turismo condigno para receber os visitantes, o projecto de arquitectura foi tirado à sorte do monte do mau gosto e linhas próximas do Estado Novo. Agora pintem-no de laranja…


FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: