quarta-feira, 12 de maio de 2010

NÃO É SÓ MAIS UM ASSALTO



Para um ministro que se engana facilmente nos números da criminalidade do país, o último assalto mediático a uma residência de estrangeiros em Almancil, com eventual violação associada, não passa de mais um caso para a estatística.

Algum incómodo dirigista regional resolveu abrir a boca, pressionado pela opinião pública, e o ministro anunciou a boa nova de criação, que não sabemos se já saiu do papel, de uma força mista de investigação, com as várias forças de segurança representadas.

O tempo decorrido, em qualquer país desenvolvido, seria suficiente para a sua capacidade de organização e de resposta mas, em Portugal e com este ministro, deve haver um problema de falta de mesas e cadeiras.

Escusado será alongar-mo-nos nas repercussões destes factos mas, nunca é demais criticar a ligeireza com que os problemas de segurança no Algarve são abordados. O ministro é lento mas, os políticos algarvios mandam apenas telegramas.

Neste contexto da segurança ou da falta dela, um caso vem à ribalta sobre centenas de outros que, silenciosamente, produzem os mesmos maus resultados sobre a imagem de uma região, que foi vendida como segura, o que foi um facto, que vem deixando de o ser.

O senhor ministro, a Governadora Civil da cor e os restantes dirigentes regionais de todas as cores, que sempre validaram uma política de desvalorização dos factos, esquecem os variados meios de multiplicação das notícias e descuram os efeitos de formação de opiniões negativas, cuja dimensão não devemos exagerar nem ignorar.

Pela sua utilidade, relembramos as teorias da negação sobre a actividade criminosa que lançou o pânico em Hotéis e clientes em Albufeira e que se revelou verdadeira, tendo sido presos cidadãos do norte de África que, putativamente, teriam ligações a grupos terroristas de grande dimensão.

É só uma lembrança mas ninguém ficou sossegado… porque os cidadãos algarvios já perceberam que a região é apetecível e vulnerável… e as respostas correm atrás dos prejuízos.

Os factos, com os seus pormenores trágicos e que apenas não chegaram a perda de vidas, não bastaram para fazer saltar o ministro da cadeira…


FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: