quinta-feira, 24 de junho de 2010

O presidente de todos os portugueses…



Entre perder as eleições e dar um passo de Estado, Cavaco Silva, arguto, escolheu-se a si próprio.

José Saramago, escritor, militante do PCP, com tudo o que representa ou lhe imputam, viveu longe do Estado e sobreviveu às humilhações que uma parte da sociedade clerical e outra de conveniência clerical, onde eventualmente se incluirá o venerando Lara, lhe dirigiram.

A nobelização de Saramago e a linguagem escrita de raiz humanista, não foram suficientes para suplantar a imagem do seu compromisso político-partidário, que se por um lado se procura incluir nos sentimentos deste povo martirizado pela ferocidade do capitalismo, por outro, não se identifica com as soluções justas para a sua libertação.

O espírito, que alguns fiéis consideram indomável e outros somente de simples rebeldia e confrontação com uma parte da sociedade portuguesa, do velho mecânico da Azinhaga e representado no seu afastamento para outro país, manteve uma guerra de valores, passada a escrita, procurando dar força a uma visão de forma de poder dentro do sistema. Da sua confrontação, o que fica para a História, são o reconhecimento de uma parte do país, sem que o movimento popular tenha logrado uma visão justa, de contributos de natureza doutrinária, para as suas tarefas revolucionárias.

Cavaco Silva e os sectores de classe que representa, nunca gostaram de Saramago e das suas matérias escritas, consideradas provocatórias para o seu quadro de valores de sustentação, onde se inclui o império do catolicismo reinante, levando-as longe de mais, ao contrário do espíritode convivência do PCP com as virtudes da democracia parlamentar burguesa.

Depois dos amargos de boca sofridos pelo apostólico Presidente da República, com o casamento homossexual, que o devem ter deixado em penitência pelos longos dias de notícias de juízos de valores, de todo injustos no historial de missas e novenas, perante a morte de um persistente crítico da Igreja, não havia outra solução senão ignorá-lo, sem olhar à imagem passageira que daí resultaria.

Dois erros num curto espaço de tempo seriam fatais para as ambições pessoais e para as ordens de aguentar a pressão da situação de ser uma peça importante no desenvolvimento da situação política, económica e financeira do país.

Cavaco Silva é um economista, sabe fazer contas, sobretudo as que são a seu favor e, entre ele e Saramago, preferiu os milhões de votos que precisa, contra a valorização fotográfica da morte de mais um escritor.

O momento vale mais, sabendo que a História não se esquecerá e avaliará, a fundo e no tempo, as confluências... das comparticipações destes distintos contribuintes.


Luis Alexandre

5 comentários:

Anónimo disse...

Cavaco Silva,já parece o Presidente Desidério é só presidente dos empresários da noite e do loby do ruido.Um presidente sem coragem nem estatuto e muito pouco nível para o cargo.

Anónimo disse...

porra la po gajo do ruido q e chato comas cobras
aqui n e o sitio pa protestar
ainda n percebes-te que n te adianta nada vires paqui protestar.

um presidente sem estatuto looool
explica lá isso loool

Anónimo disse...

Passo a EXPLICAR,visto seres um pouco tapado.
Protesto e protestarei onde for possivel,aqui,também por ser um sítio de debate,goste-se ou não.
Se morasses na rua Nova,rua do saco etc.,na baixa de Albufeira,nas areias de S. João ,não escreverias assim.
SIM,Presidente sem estatuto.Passo a explicar-te:
ESTATUTO.lei orgânica ou regulamento especial por que se rege um estado,empresa,associação ou entidade.
Assim sendo,uma entidade(presidente da câmara)que não defende os direitos dos seus cidadãos em prol de outros(loby do ruido)e não faz cumprir a lei,é um presidente sem estatuto.Claro como a água,não acha?
Mais ,os que sofrem com o ruido dos bares que não cumprem a lei,não são só turistas(esses nunca mais cá voltam)são PESSOAS que cá nasceram,(ou)vivem e que cá trabalham,e merecem chegar e estar nas suas casas com descanso(sossego,tranquilidade,repouso).
Se quiser mais esclarecimentos,faz favor,diga. Pessoas esclarecidas são uma mais valia para a sociedade.Bons sonhos,coisa que eu não posso ter.
NOTA-Mais pessoas não reclamam por acharem que sairão prejudicadas se alguma vez precisarem dos serviços da Câmara.

Anónimo disse...

aO ANÓNIMO DAS 23:09 palmas para ele que não foge a dizer a verdade e deve continuar que insistir dá sempre resultado, eu também estou convosco contra o ruído um mal acarinhado na camarae por este presidente.

carlos

Anónimo disse...

O anónimo das 14:46 nem sabe onde fica a rua do saco déb!! :P