terça-feira, 19 de outubro de 2010

França: Milhões de trabalhadores em greve geral

Estão nas ruas de França 3,5 milhões de trabalhadores, no sexto dia de uma greve geral convocada em protesto contra o aumento da idade da reforma.

Estavam previstas para a sexta jornada nacional de protesto 277 manifestações em toda a França. Em Paris, a enorme manifestação começou às 13:30 (12:30 em Lisboa), com partida da Praça de Itália.

A 12 de Outubro, um número recorde de manifestantes saiu à rua contra as reformas, cerca de 3,5 milhões segundo os sindicatos.

O sector mais fortemente afectado está sendo a dos transportes. O tráfego aéreo em França está hoje fortemente perturbado por uma greve dos controladores aéreos. Metade dos voos previstos para hoje em Paris-Orly e cerca de 30% nos outros aeroportos franceses foram anulados, segundo as autoridades aeroportuárias.

Pelo menos oito voos de Lisboa e Porto para a capital francesa foram cancelados hoje, segundo informações disponíveis na página na Internet dos Aeroportos de Paris.

O combate entre os trabalhadores e o governo francês em torno das reformas vive hoje um dia crucial, marcado pela falta de combustível em 2500 postos de abastecimento e pelo aumento de confrontos entre estudantes e a polícia em vários liceus na segunda-feira.

Os confrontos foram especialmente violentos em Lyon (leste) e em Nanterre, na periferia de Paris, onde a polícia usou uma violenta repressão e detendo mais de 200 pessoas.

O novo regime reaccionário, que aumenta a idade de reforma dos 60 para os 62 anos, foi aprovado pela Assembleia Nacional a 15 de Setembro e vai ser votado pelo Senado "na quinta-feira à noite", segundo o último anúncio, após dois adiamentos.

Esta mobilização dos operários, funcionários públicos e estudantes, mostra a grande determinação de quem está na luta, aumentando o nível da contestação a este governo reaccionário de Sarkozv.

1 comentário:

Gervásio disse...

Isso sim são greves... Agora marcarem greves cá em Portugal para toda a gente ficar sentada no sofá ou ir pro shopping...
Só os camionistas fizeram uma do mesmo tipo... Estamos parados, quando quiserem dialogar, cá estaremos... e o Pais andou ai todo maluco a comprar arroz e combustiveis...