quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O PIDACC e as areias… movediças


IMG_1888

O PIDACC para 2010, conforme noticiámos neste blogue em Fevereiro último, contemplou o concelho de Albufeira com uma verba considerada irrisória, na ordem global de 2.515.210 euros, sendo 2.214.000 para o prometido trabalho de alimentação de areias nas praias da frente da cidade.

Acabou o Verão e o ano vai a caminho do fim em que as condições atmosféricas não favorecem este tipo de trabalhos, o que significa que tal promessa não se vai concretizar.

No princípio do ano, quando confrontado com o conhecimento da verba, o presidente da edilidade balbuciou algo como: “Este PIDACC é uma desgraça! Apesar da verba para o areal da praia ser alta, ela não é suficiente…” mas, ao cabo de 10 meses depois, nada foi feito e não cremos que fosse pela verba…

O problema já foi identificado há muitos anos, esteve inscrito no derrame despesista de intenções do Programa Polis/Câmara, vai causando transtornos aos turistas ensanduichados nas marés cheias, como coloca sérios problemas de defesa das arribas e da própria base do mamarracho pendurado na falésia que dá pelo nome de elevador do Peneco.

Depois do desabafo presidencial de Fevereiro e perante o facto consumado de areias… só movediças, nada mais foi dito aos munícipes e a haver trabalhos só para o ano… se não se esforçarem por mais contratempos de vontade.

Mas a ARHAlgarve, a entidade que superintende este tipo de operações, acabou exactamente o mesmo trabalho numa frente de mar mais alargada no concelho de Loulé e, segundo as suas próprias palavras, congratulou-se pela conclusão dos trabalhos antes do tempo previsto e pelo sucesso da operação que tem os mesmos objectivos definidos para a intervenção no concelho de Albufeira.

Tendo a verba sido inscrita em OE 2010, porque razão não se dão quaisquer explicações à população? E porque razão o presidente do executivo albufeirense não se explica, ou concorda com o facto de eventualmente termos sido preteridos?

A maioria absoluta permite todos os silêncios e omissões…

FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: