segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

No Algarve voltou a bater record


Desemprego em Portugal em 2010, mais de 10.6%

O ano 2010 terminou com mais de 540 mil desempregados inscritos nos centros de emprego, crescendo 3,3 por cento relativamente ao final de 2009, dados ique ndicam que o desemprego em Portugal ultrapassará os 10, 6 por cento.

O governo mais uma vez confunde propositadamente variações conjunturais - descida mensal de 0,9 por cento - com variações anuais que indicam o aumento do desemprego…a mesmíssima jogada de números feitas sempre em que aparecem estatísticas sobre o desemprego.

Só que estes senhores se ”esquecem” que ao número de inscritos nos centros de emprego há que adicionar muitos outros milhares, nomeadamente os desempregados envolvidos em medidas de emprego e formação profissional que por essa via saem do ficheiro do desemprego do IEFP, como já por várias vezes denunciámos.

Serão mais de 85 mil desempregados nessa situação, havendo que juntar os que não se registam nos centros de emprego por não terem acesso a prestações de desemprego ou porque os centros de emprego não lhes oferecem alternativas de emprego, nomeadamente os mais jovens…e faltando falar nos empregos precários e sazonais que são riscados nas estatísticas.

Sem comentários: