segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A formiguinha


Desidério Silva auto-intitula-se de formiguinha. E é, com certeza, embora com sinal contrário ao que apregoa.

Na habitual crónica do “CM” a propósito da sua nova viagem a Espanha, no caso à FITUR em Madrid, elogiou o seu próprio trabalho de contactos incansáveis, talvez o que melhor sabe fazer, comprovado na Galiza quando foi vender o empreendimento EDEN da empresa amiga Carlos Saraiva e que na vigência da sua presidência não parou de dar as cartas, como quis…

Os esforços desenvolvidos pelo plano presidencial de viagens, cujos resultados económicos são extremamente relativos para o negativo, a julgar pelos maus resultados do ano turístico e do fim-do-ano, desenrolam-se no seguimento da decrescente actividade económica e queda abrupta de vendas do sector protegido da construção civil.

A estagnação anunciada da vida económica do concelho que agora procura escudar-se na crise mais geral, assente na descaracterização da beleza do aglomerado da velha vila, no esmagamento da paisagem com o betão especulativo e na falta de infra-estruturas de acolhimento e comodidade, provocaram a fuga de milhares de visitantes que repetiam as visitas e o desinteresse em voltar nos que nos visitaram pela primeira vez, obrigando o executivo a correr atrás do prejuízo para evitar males maiores e pagar por eles.

Na realidade há um trabalho de formiguinha feito pelos executivos do PSD, no sentido de aumentar as receitas do Município à custa da bandalheira e da exaustão da construção, bem como dos impostos sobre os munícipes.

Em nove anos de executivo, fez subir as receitas autárquicas para mais do dobro, tendo gerido mais de 600 milhões de euros que se evaporaram sem dar respostas aos problemas estruturantes do concelho, como as escolas, creches, habitação social, saneamento básico, jardins e outros, fartura de meios que provocaram o aumento dos preços especulativos dos espaços comerciais e do custo de vida.

Nos últimos 3 anos é flagrante o empobrecimento da população e da actividade económica do concelho, com o aumento do desemprego, do incumprimento de obrigações e o resvalar da insegurança.

O trabalho de formiguinha não se vira para os problemas estruturais, preferindo o presidente escamoteá-los através destas visitas com resultados pouco satisfatórios ou, esconder-se atrás da Cantina Social com as contribuições dos cidadãos.

Gastou mais de uma dúzia de milhões num pavilhão de luxo sem retorno, gastou umas boas dezenas no Programa Polis/Câmara sem que a praia tenha sido assoreada e limpa dos esgotos, gastou muitos outros milhões em derrapagens e no lixo que tem muitas mazelas e, não devemos esquecer, gastou muitos milhões em empregos e associações da clientela eleitoral.

Aqui sim, está o trabalho de uma cigarra disfarçada de formiga!

FORUM ALBUFEIRA

PS: desta viagem a Madrid, Desidério Silva recebeu a surpresa de uma rádio catalã ter eleito Albufeira como o melhor destino jovem da Europa (?!)… será pelo ruído autorizado disfarçado de diversão, as facilidades em transaccionar drogas e um considerável serviço de prostituição?

1 comentário:

Anónimo disse...

falando daquilo que perçebo, essa de um "pavilhão de luxo sem retorno" é um comentário próprio de quem não sabe do que fala ou é contra o desporto e o conforto das pessoas que gostam de assistir.