sábado, 21 de maio de 2011

Albufeira: Protesto contra encerramento dos CTT junta meia centena de residentes
20-05-2011 20:22:00


Cerca de 50 pessoas concentraram-se hoje em Albufeira, em protesto contra o eventual encerramento do posto dos Correios de Portugal (CTT), o mais antigo e único serviço postal instalado no centro da cidade algarvia.
albufeira-baixa.jpg
Ver Galeria

Os manifestantes, na sua maioria residentes de Albufeira, concentraram-se em frente do posto dos CTT com cartazes com frases em português e em inglês onde se lia: "stop close post office" e "não ao encerramento dos correios".

Ao protesto, convocado por pequenos comerciantes e empresários locais, juntaram-se residentes e alguns turistas estrangeiros e portugueses que passavam, no apoio à luta dos albufeirenses contra o encerramento do serviço postal.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação dos Comerciantes de Albufeira manifestou-se "indignado" com o eventual encerramento dos CTT no centro da cidade, e alegou que o serviço mais próximo dista cerca de mil metros do centro da cidade, "o que causará transtornos a quem o tem de utilizar".

Luís Alexandre lamenta que os CTT tenham decidido encerrar aquele posto "sem dar conhecimento a ninguém, nem mesmo à autarquia" e contesta a transferência dos serviços postais para "uma papelaria a poucos metros do local".

"Há cerca de três semanas quando tivemos conhecimento, através de algumas pessoas, questionámos a Câmara Municipal que nos informou que não sabia de nada", observou Luís Alexandre ao mostrar o ofício da autarquia, assinada pelo presidente, onde manifestava a solidariedade para com a luta da população.

Contudo, Luís Alexandre não acredita que a edilidade não tivesse sido informada das pretensões dos CTT, e lamenta que o autarca "nada tenha feito" para impedir o fecho do posto no centro da cidade.

Segundo o representante dos comerciantes locais, o serviço dos CTT vai passar a funcionar a poucos metros do local, num estabelecimento comercial - papelaria e tabacaria - "sem condições de funcionalidade para acolher, já que o espaço é exíguo".

A Lusa visitou o local, com uma área aproximada de 30 metros quadrados, tendo confirmado com as três pessoas que estavam a trabalhar no estabelecimento que "os serviços dos CTT vão funcionar ali mesmo a partir, possivelmente, do final do mês".

"O número de funcionários irá aumentar de três para cinco, e serão essas duas pessoas que prestarão os serviços postais, depois de receberem formação, que ainda não foi ministrada", observou um dos funcionários.

Os manifestantes não concordam com o encerramento do posto e a passagem dos serviços para a tabacaria, tendo aprovado uma moção que será enviada ao Governo Civil de Faro, direção dos CTT e à Câmara de Albufeira, na tentativa de "travar" o fecho do posto dos correios no centro da cidade.


in Observatório do Algarve

Sem comentários: