quarta-feira, 11 de maio de 2011

Chega de brincar às escondidas...

A luta contra o ruído a partir de hoje, inicia novas etapas



Imagem

O FORUM ALBUFEIRA e elementos em representação dos cidadãos queixosos, deram inicio a uma nova fase de luta, que passa de momento pelo envio de cartas registadas com aviso de recepção, fazendo a exigência que a CCDRAlgarve, entidade que controla as questões do ruído acima das entidades concelhias, exerçam a sua autoridade para fazerem cumprir a lei do ruído e, um apelo à ajuda por parte de uma organização especializada e com intervenção na área: a SPA - Sociedade Portuguesa de Acústica.

Para que os nossoa leitores acompanhem todos os passos de um plano de acção, deixamos aqui os enunciados completos das duas cartas:



Carta à CCDR Algarve

Assunto: Ruído

Como obrigatoriamente será do vosso conhecimento, a luta dos cidadãos da cidade de Albufeira contra o ruído a que se associa o desconforto de centenas de reclamações de visitantes esporádicos anualmente, aumentou consideravelmente em 2010, tendo-se o FORUM ALBUFEIRA colocado ao lado desta luta de décadas.

Queixas e cartas às centenas feitas chegar junto do executivo camarário, da GNR e Ministério Público, não conseguiram sensibilizar e levar as autoridades a fazer aplicar a lei junto dos estabelecimentos nocturnos prevaricadores.

O ruído foi alvo de um encontro com a senhora Governadora Civil que se comprometeu a diligenciar junto da autarquia, a qual, pressionada pelas constantes denúncias e presença dos cidadãos em sessões públicas de Câmara, apenas prometeu elaborar um plano de introdução de aparelhos de medição nos estabelecimentos, o que até agora não se concretizou, mantendo-se as situações de ruído na mesma.

Na sua actividade sobre o assunto, o que conhecemos de concreto é a realização de reuniões conciliadoras, entre alguns queixosos e produtores de ruído, o que no nosso entender revela as hesitações do executivo em assumir as suas responsabilidades de autoridade local.

No arranque de mais uma época balnear e não havendo razões para acreditar em mudanças de atitude, pretende esta carta junto da CCDR, como entidade de intervenção regional sobre o problema, exigir que estabeleça linhas de comunicação com o executivo autárquico e autoridades policiais de modo a que seja cumprida a lei e restabelecida a qualidade de vida de moradores e visitantes.

Esperando uma resposta, subscrevemo-nos com consideração



À

SPA – Sociedade Portuguesa de Acústica

Exmos. Srs.

Vivendo os cidadãos e visitantes da cidade de Albufeira debaixo do flagelo do ruído há décadas, provocado pelos estabelecimentos de animação nocturna e sem que as autoridades exerçam o seu magistério de fazer cumprir a lei, entre as muitas diligências desenvolvidas sem sucesso, um grupo de cidadãos a que se associou o FORUM ALBUFEIRA, diligenciam a vossa colaboração nesta matéria de que são profundos conhecedores, para, pelos meios que entenderem possíveis, nos ajudarem.

Centenas ou milhares de queixas ao longo dos anos não sensibilizaram as diferentes entidades, entre elas, com particular agravo, a Câmara Municipal.

Como não desistimos de que a legalidade seja aplicada como mais uma frente da qualidade de vida para quem vive e nos visita, tentaremos abrir todas as frentes de apoio possíveis contra a impunidade, a cobertura dada e as soluções justas.

Gratos pela atenção e confiantes de que podemos de alguma maneira contar com o vosso peso institucional, subscrevemo-nos com consideração

FORUM ALBUFEIRA


Sem comentários: