sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lorca (Espanha) um sinal

Os sismos na vizinha Espanha, que está na mesma linha da falha tectónica do Algarve, Sul da Europa e Mediterrâneo, a acontecerem em Albufeira que consequências teriam no contexto da cidade? Seriam devastadores, caso acontecessem em determinadas condições, de noite e em pleno Verão!

De uma maneira geral construiu-se mal em Albufeira, sem obediência aos factores de risco e a forma como se construiu em anfiteatro na baixa, sem escapatórias, teria consequências trágicas sobre pessoas e bens, que uma cidade, a região e até o próprio país teriam dificuldades em responder.

As alterações climáticas com o sobreaquecimento do planeta a subir em escala, colocam o Algarve numa zona permanente de elevados riscos e a natureza quando se manifesta não assume culpas.

Com o mal conscientemente riscado, apesar da abundante informação e até matérias de lei, a verdade é que em Albufeira se permitiu que esses factores de risco e de catástrofe tenham encontro marcado com o futuro.

Não havendo condições materiais que façam frente a qualquer plano de correcção urbanística sobre a desordem consentida, resta-nos perguntar se a autarquia possui planos de socorro, minimização de efeitos e fundos capazes de fazerem frente a um problema da gravidade do ocorrido em Espanha. Duvidamos! Mas está na hora de os exigirmos!

FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: