quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mais de 3000 pessoas manifestam-se nas ruas de Viana do Castelo contra os despedimentos nos estaleiros


A moção, aprovada em plena Praça da República, em Viana do Castelo, por perto de 700 trabalhadores dos ENVC, prevê a possibilidade de viajarem até Lisboa, para protestar contra o plano de reestruturação, se “nada for feito” até 6 de Julho, dia anterior a uma assembleia-geral em Lisboa da Empordef, holding do Estado que detém a totalidade do capital social dos estaleiros.

“Pensamos que é um prazo razoável para haver um sinal da parte do poder político de que vai haver uma suspensão da decisão de despedimento brutal e que haverá outra solução para a empresa”, explicou António Barbosa, porta-voz da Comissão de Trabalhadores.

A administração dos ENVC anunciou, na semana passada, um plano de reestruturação, mais parecendo um plano de insolvência da empresa, a aplicar até final do ano, onde se destaca o despedimento de 380 dos 720 trabalhadores existentes actualmente na dita empresa. No entanto, segundo a Comissão de Trabalhadores, só desde o início de Junho, “de forma natural”, a empresa já reduziu os postos de trabalho para 703 e reclama que, nos próximos cinco anos, “mais de 450 funcionários estarão acima dos 55 anos”.

A manifestação de hoje concentrou mais de 3000 pessoas, entre trabalhadores, trabalhadores aposentados e população, numa marcha de protesto contra os despedimentos e pela viabilização da empresa, que chegou a parar o trânsito em várias artérias da cidade. É bom relembra que os números oficiais apontam para existência no concelho de 11 mil desempregados.

...

Sem comentários: