domingo, 26 de junho de 2011

Portugueses trabalharam mais horas por semana que os alemães


Segundo o suspeito Eurostat, Portugal tem a terceira taxa de emprego temporário mais elevada da Europa…

Também segundo o Eurostat, no último trimestre do ano passado, os portugueses trabalharam em média 37,5 horas por semana. Ou seja, trabalharam mais horas semanais que os nórdicos, os britânicos, os irlandeses ou mesmo os alemães (36 horas)!
São dados que contraiam as declarações recentes da Angela Merkel, que defendeu mais horas de trabalho, menos férias e feriados nos países da Europa do Sul…interessante é ver o que as estatísticas apontam: a Grécia como o país – entre os 27 – onde os cidadãos trabalham mais horas por semana, mais de 41.

Mas os dados da Eurostat, indicam que, 22,5% dos trabalhadores portugueses têm um contrato a prazo. É a terceira taxa mais alta entre os 27 da União Europeia. Portugal só é ultrapassado pela Espanha e Polónia. A média na Zona Euro é de 15,8%.
Outro dado que indica a precariedade no emprego na Europa, é sobre o trabalho em part-time que continua a aumentar na União Europa mas Portugal está em contra-ciclo ligeiro. Em relação ao último trimestre de 2009, o ano passado baixou ligeiramente.
Esta é a modalidade de trabalho para 11,5 dos activos nacionais. Taxa ainda longínqua dos 19,3 de média da União Europeia e muito mais dos 49% da Holanda ou até dos 27 do Reino Unido ou ainda dos 26% da Dinamarca e Alemanha.

Os portugueses sem qualquer tipo de trabalho, ou seja, desempregados, também são cada vez mais, mais de 650 mil…oficiais. Num ano, a taxa subiu 1%. Nesta União Europeia existem países com taxas mais elevadas: um deles é a nossa vizinha Espanha que continua a liderar o ranking com mais de 20% dos seus trabalhadores desempregados.

Sem comentários: