sexta-feira, 22 de julho de 2011

Beja sem intercidades a partir de domingo




A
Linha do Alentejo reabre no próximo domingo e confirmam-se os piores receios a capital de distrito do Baixo Alentejo, Beja, fica sem Intercidades.

Em 5 de Janeiro do corrente ano, a rádio Voz da Planície tinha feito essa afirmação que a Direcção de Comunicação da CP se apressou então a desmentir.

Na altura a Direcção de Comunicação da CP apressou-se a desmentir justificando que “não existia nenhuma configuração da oferta na Linha do Alentejo”, mas uma notícia posteriores publicadas há dois dias revela que a partir do próximo domingo “quatro comboios em cada sentido garantem a ligação Intercidades entre Lisboa e Évora, mas os passageiros de e para Beja terão que mudar em Casa Branca”.

“Este é um duro golpe que não abona em favor de Beja e dos seus cidadãos”, diz Jorge Serafim, um dos integrantes do Movimento “Beja Merece”, lembrando que existiam “compromissos daqueles que estão no poder” de as ligações Intercidades se manteriam, porque “a CP só muda de posição se a tutela o impuser”.
“É tempo de acabar com as manifestações de solidariedade e passar a concretizar as certezas no papel”, defende Jorge Serafim, que apela às forças vivas da região para “tomarem uma forte posição”.

Segundo um jornal vespertino, as partidas de Lisboa-Sete Rios, acontecem 4 minutos depois das 7, 9, 17 e 19 horas e depois do transbordo em Casa Branca, as chegadas a Beja, verificam-se 10 minutos depois das 9, 11, 16 e 19 horas, Quanto a partidas de Beja as mesmas estão agendadas para as 6 horas e 18 minutos, 8h18, 16h11 e 18horas e 14 minutos.

Esta medida não é para admirar, porquanto já vinha nos “estudos” que o governo de Sócrates entregou à Troica. Estudo esse que tem como objectivo o encerramento de linhas férreas (800 km) e supressão de serviços. E este actual governo irá com certeza cumprir caninamente…

A Luta deve e tem de Continuar...

Sem comentários: