segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desemprego continua a aumentar entre os mais jovens e aproxima-se dos 30%


A taxa de desemprego em Portugal voltou a subir entre os jovens com menos de 25 anos, atingindo 28,1 por cento em Maio, contrariando a tendência de estabilidade dos países da zona euro, segundo dados do Eurostat.

O desemprego entre os jovens trabalhadores portugueses aumentou de 27,9 por cento em Abril para 28,1 por cento em Maio (27 por cento no mês homólogo), enquanto nos dezassete países da zona euro se manteve inalterado nos 20 por cento em Abril e Maio e baixou face ao mês homólogo (21,2 por cento).

Assim Portugal mantém-se em quarto lugar entre os países europeus com taxa de desemprego mais elevada entre os jovens, abaixo da Itália (28,9 por cento), Eslováquia (33,7 por cento) e Espanha (44,4 por cento).

Países como Reino Unido, Eslovénia, Roménia, Chipre, Letónia, Lituânia, Estónia e Grécia não disponibilizaram os dados relativos aos dois últimos meses.

Outro dado significativo é no que diz respeito ao desemprego feminino, Portugal sobe ao terceiro lugar da tabela europeia, com uma taxa de 12,9 por cento, apenas inferior à Eslováquia (13,6 por cento) e Espanha (21,7 por cento).

Na chamada zona euro, a taxa de desemprego manteve-se nos 9,9 por cento em Maio, inalterada face ao mês anterior, e inferior aos 10,2 por cento registados no período homólogo.

Já a taxa de desemprego na globalidade nos 27 países da União Europeia ficou nos 9,3 por cento, idêntica à de Abril (9,7 por cento em Maio de 2010).

Em Portugal, a taxa de desemprego, oficial, fixou-se nos 12,4 por cento, inalterada desde Dezembro de 2010, de acordo com o Eurostat.

Sem comentários: