sábado, 23 de julho de 2011

A filha rebelde: "A crítica pública deve ser um direito"




E
sta frase foi proferida pelo juiz António Passos Leite, que demorou cerca de uma hora a ler a sentença, absolvendo os arguidos Margarida Fonseca Santos, Carlos Fragateiro e José Manuel Castanheira, acusados dos crimes de difamação e ofensa à memória de pessoa falecida num processo interposto pelos familiares de Fernando Silva Pais, último director da torcionária PIDE, polícia política da ditadura fascista.

Em causa estava a peça de teatro "A Filha Rebelde", estreada no Teatro Nacional D. Maria II em 2007, sobre a filha do último director da PIDE, Annie Silva Pais, adaptada do livro homónimo dos jornalistas José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz.

A crítica pública deve ser um direito…nós acrescentamos mais, é um dever, para preservar a memória e ao mesmo tempo denunciar o revisionismo e tentativa do apagamento da memória destes tempos, bastante recentes, mas fundamentais para que as gerações futuras apreendam qual foi o papel do fascismo, dos seus dirigentes e seus serventuários criminosos.

Sem comentários: