sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Parque Escolar e as suas manigâncias...


Já referimos aqui muitas vezes, sobre qual o papel e o que representa a Parque Escolar, organismo constituído pelo governo anterior do PS e que pelo se entrevê não existe vontade por parte do actual governo PSD/CDS de determinar o seu fim.

Veio agora a lume que a Parque Escolar já tinha decidido quem eram os gabinetes de arquitectura que iam remodelar 24 escolas, da terceira fase do projecto da modernização destes equipamentos, quando procedeu à consulta de vários gabinetes dessa área.


Estas consultas foram sugeridas, autorizadas, efectuadas e ratificadas em Dezembro desse ano. Porém, um fax emitido em Junho, já fazia a ordenação de todas as escolas a remodelar e dele já constavam os gabinetes a quem os projectos acabaram por ser adjudicados e o nome dos respectivos arquitectos.

Relembremos que o programa piloto arrancou ainda em 2007, com quatro escolas, e as primeiras empresas escolhidas foram muitas vezes escolhidas para voltar a trabalhar, com base na justificação da “experiência adquirida” até finais de 2009.

Em 2010 um grupo de arquitectos juntou-se para denunciar os procedimentos que a empresa seguia desde a sua formação. Foi debatida na Comissão parlamentar de Educação...não existindo ainda conclusões públicas da comissão, mas a Parque Escolar decidiu entretanto modificar a metodologia de atribuição dos projectos, avançando por fim para concursos públicos. Aguarda-se também a auditoria que o Tribunal de Contas está a fazer à empresa.

Sem comentários: