quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Grécia está falida, segundo um relatório "secreto" da troika...




De acordo com um relatório secreto da tróica, divulgado pelo Financial Times, “o plano de privatizações é um fracasso” e, mesmo com uma reestruturação que dá pelo nome de “perdão” de 50% da dívida, a Grécia nunca conseguirá retomar um patamar dito sustentável antes de 2020, segundo os vampiros. As privatizações deveriam render 66 mil milhões de euros e representavam uma parte importante do plano para abater a dívida do país, trocado por miúdos, parte significativa da dívida do Estado aos bancos alemães, fundamentalmente. Nada disso está a ser conseguido, até agora terá encaixado 10 mil milhões de euros com as privatizações já realizadas, a tróica estima agora que estas deverão render menos 20 mil milhões do que o esperado há 3 meses.

Segundo o mesmo relatório, a situação económica na Grécia é tão “volúvel” será “necessário” mais de 252 mil milhões de euros até ao final da década, um valor que mais do que duplica os 109 mil milhões originalmente acordados com a tróica. Mas eles vão mais longe, poderá mesmo ser “necessário” emprestar 440 mil milhões à Grécia, mais do que o actualmente disponível no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira…é uma entrada directa para o abismo…“a situação na Grécia deu uma guinada para pior” e que os “desenvolvimentos recentes exigem uma reavaliação”…é fartar!

É a própria tróica no seu relatório que afirma que a dívida pública grega, - segundo os credores, claro, - actualmente nos 160% do produto, deverá representar 186% em 2013 e apenas em 2020 deverá ficar no abaixo do limiar de 152%. Ainda assim, somente em 2030 o valor dos encargos de Atenas para com os seus credores deverá ser inferior aos 130% do PIB, uma situação claramente insustentável - de acordo com o relatório…

Está demonstrado que não haverá outra saída para o povo trabalhador grego do que rejeitar liminarmente os planos ditos de reestruturação da dívida que irão, aliás já estão, a aumentar as medidas de austeridade sobre o trabalho, cada vez mais draconianas e fascizantes, (situação análoga em Portugal, cada vez mais patente…). As últimas greve gerais, confirmaram que os trabalhadores gregos não estão dispostos a aceitarem mais sacrifícios para alimentarem este sistema capitalista, podre e caduco.

Sem comentários: