quinta-feira, 17 de novembro de 2011

30% de jovens no desemprego é o que a democracia parlamentar burguesa tem para oferecer...





O
s últimos dados, segundo o INE, dizem que a taxa de desemprego entre os jovens em Portugal continua a subir e chegou no terceiro trimestre aos 30 por cento, afectando já 138,3 mil pessoas entre os 15 e os 24 anos.

No segundo trimestre de 2011, a taxa de desemprego nesta faixa etária era de 27 por cento, com 115,5 mil jovens desempregados contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com estes dados, este salto representa um aumento de 19,7 por cento em termos trimestrais (mais 22,8 mil), tendo sido um dos principais motivos para a subida da taxa de desemprego total. Entre o número de desempregados, há 97,3 mil com grau de ensino universitário (mais 13,7 mil do que no trimestre passado).

No grupo de jovens com 25 e mais anos, segundo o mesmo INE, o desemprego por sua vez diminuiu em 8,2 mil pessoas.

Entre Julho e Setembro, a taxa de desemprego alcançou os 12,4 por cento, face aos 12,1 por cento observados no trimestre anterior, com o número de desempregados a aproximar-se dos 700 mil, isto não contando com enorme número de trabalhadores precários, na sua maioria jovens, que não estão inscritos nos centros de emprego, quando terminam os seus contratos a prazo ou os trabalhadores a recibo verde, que o seu emprego é sazonal e também precário.

Sem comentários: