terça-feira, 22 de novembro de 2011

PSD diz que situação social mata Fim-de-Ano


Duas cambalhotas: portagens e fim-de-ano


Fechado em copas no alto do seu castelo, o executivo camarário deixava correr o tempo sem dar cavaco aos súbditos, quando em anos anteriores as trombetas festivaleiras para o mais mediático acontecimento de Albufeira soavam cedo e a preceito.

Interrogado no seu silêncio e assediado pela imprensa, o presidente da edilidade, sempre surpreendente, arranca com genialidade que nas condições actuais de crise “a situação social do concelho vem primeiro que a despesa com o Fim-de-Ano”, quando é conhecido que os gastos com a intervenção social se fixam nuns míseros 4% do orçamento.

Ainda há pouco mais de 2 anos negava a fome no concelho e por isso recusava qualquer intervenção, mantendo a postura de festa que caracterizaram os seus mandatos, tendo no último ano cumprido o calendário com a mesma pompa e despesas dos anos anteriores.

Como está confrontado com um orçamento sobrevalorizado e um conjunto grave de contrariedades nas receitas, digamos que o ambiente no castelo sede da autarquia é de pânico e daí as desculpas com a degradação social servirem para esconder o acumulado de erros de uma gestão sumptuária.

Como não há dinheiro, o ónus dos vícios é empurrado para as costas dos comerciantes e da população: “se querem Fim-de-Ano”, façam-no vocês, coletem-se, que nós damos a logística”.

O presidente dos vários executivos do PSD que pratica as taxas mais altas do país sobre a actividade social e económica e que no ano passado, em título de exemplo, aumentou em mais de 40% o aluguer de ocupação de via pública, não assume as suas responsabilidades e vai tão longe com despudor, como escudar-se na pobreza que ajudou a construir.

Como já o afirmámos, o evento do Fim-de-Ano transformou-se, no contexto turístico, num objectivo estratégico do concelho, com uma repercussão muito para além do impacto social e económico da ocasião.

O acontecimento do Fim-do-Ano, que ascendeu talvez ao maior cartaz do género no território continental, funcionou como o relançamento da imagem do concelho para a próxima estação e ajudava no esbatimento do elevado volume de notícias negativas sobre questões de segurança, que têm caracterizado os últimos longos invernos.

É bem provável que o Fim-de-Ano esteja comprometido, na dimensão e dignidade de outros anos, porque estes eventos carecem de uma preparação cuidada e atempada.

Não compete aos empresários forjarem um peditório, que apesar de tudo foi lançado por forças leais mas não está a ter receptividade, pela lucidez de que não nos compete tapar e custear buracos e, muito menos, branquear as responsabilidades do executivo camarário.

Depois de uma longa sazonalidade e de uma estação curta e economicamente fraca, cujos indicadores começam a tornar-se públicos (não é só a Câmara que está muito mal), a fuga de responsabilidades do executivo é a todos os níveis, condenável.

Se fosse ano de eleições o dinheiro aparecia…

Luis Alexandre

3 comentários:

Anónimo disse...

é o costume... se o homem gastasse em artistas e fogo de artificio caia o carmo e a trindade... como não gasta, cai na mesma

Anónimo disse...

Coitadinho do Sr. Presidente,não vai fazer a festinha para se espavonear como é habito.Ele é um santo, pobrezinho... uma ova, esse tipo tornou-se um arrogante defende o seus interesses e não da autarquia e so não vê quem não quer basta ver que ja não aparece nas sessões de Câmara para não ser confrontado com as ilegalidades que tem cometido ao longo destes anos. Contudo que ele espere porque em breve na assembleia municipal quando ele lá estiver uma comissão de defesa dos cidadãos de albufeira irá colocar a esse sujeito questo~es pertinentes sobre factos duvidosos que de uma vez por todas fará cair a mascara de mais um politico e companhia. Em breve saberemos quantas maçãs podres existem no cesto, muito em breve.

PARABÉNS PELO O FORUM PORQUE FOCA A REALIDADE DO QUE SE ESTA A PASSAR EM ALBUFEIRA, E O CIDADÃO TEM QUE SABER O QUE SE PASSA.

Ovigilante

Anónimo disse...

ganda artista que é este presidente"!!!! vai para o Inatel??? que vá depressa pra quilo ir abaixo !!!!! vejam só a reforma que este gajo vai levar !!!!