domingo, 6 de novembro de 2011

O limiar da pobreza



"Os números são avassaladores: há 79 milhões de europeus a viver abaixo do limiar da pobreza e 43 milhões não têm dinheiro para comer; nos Estados Unidos, a percentagem de pobres é igual à que se registava em 1959 e os rendimentos das famílias são os de 1966. Em Portugal, em 2012, voltaremos a viver como em 1975.

Com estes cenários, é difícil acreditar que esta seja uma crise como outras que já vivemos em Portugal e é difícil de acreditar que os gastos em pontes e auto-estradas sejam os principais responsáveis pela situação que vivemos. Contribuíram, agravaram, mas atribuir a responsabilidade pelos dias que estamos a viver a erros de governação dos últimos dez ou 20 anos é querer culpar a última tempestade pela avalancha que devastou a encosta. A crise está aí por todo o lado, os pensadores que influenciam as opiniões públicas fazem propostas contraditórias mostrando uma desorientação a que não estávamos habituados. Metade advoga que temos de recuperar a confiança, a outra metade diz que caminhamos alegremente para um buraco sem fundo."... João Garcia in Courrier Internacional

Um interessante texto, com números bastante reveladores do estado em que se encontra o sistema capitalista, que mostra bem que a saída para esta crise, só pode ser uma: o combate intransigente pelo derrube deste sistema burguês com a sua economia que só provoca exploração e opressão sobre o povo trabalhador.

Aos números devemos mencionar que em Portugal havia, este número deve estar em crescendo, 2 milhões de pessoas no limiar da pobreza…

Sem comentários: