terça-feira, 6 de dezembro de 2011



Pela Manutenção do serviço regional de comboios Faro-Setúbal


... O Sindicato dos Maquinistas Sul, a sua subcomissão de trabalhadores – Barreiro/Linha do Sado, emitiu um comunicado que coloca uma denúncia forte e concisa: a preparação da CP brevemente “matar definitivamente o serviço regional do Algarve (Faro-Setúbal)  e deixar sem comboios, seguindo aliás os planos do anterior e do actual governos, cumpridores servis do memorando da Tróica.

PELA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO REGIONAL

«Com os novos horários a implementar brevemente, a CP pretende matar definitivamente o serviço regional do Algarve (Faro-Setúbal)  e deixar sem comboios:

                      Setúbal                                       Mouriscas do Sado                        
                      Monte Novo Palma                    Alcácer do Sal                               
                      Canal Caveira                           Azinheira dos Barros                    
                      Lousal                                       Ermidas do Sado                          
                      Alvalade                                    Funcheira
                      Amoreiras                                 Luzianes
                      Pereiras                                    S. Clara - Sabóia                            
                     São Marcos da Serra                Messines
                   
Apesar de se tratar de uma linha modernizada com reduzidos custos de exploração, os horários não têm vindo ao encontro das necessidades de mobilidade das populações (por exemplo, não permitem a muitas delas ir a Lisboa e voltar no mesmo dia), em alguns casos os tempos de trajecto foram aumentados, as ligações pioraram ou deixaram de existir, criando um quadro de insustentabilidade.

Num momento de dificuldades, em que o incentivo ao transporte público deveria ser uma prioridade, quando o combate à desertificação deveria ser um imperativo e a coesão social uma realidade, a CP aposta na extinção de um serviço fundamental para estas populações.

Neste quadro, a Sub-CT Barreiro - Sado solidariza-se com as populações na exigência de:

- Manutenção e melhoria do serviço ferroviário neste trajecto com melhor oferta, complementar ao serviço Inter Cidades de modo a torná-lo sustentável.
- Elaboração de horários que sirvam as populações.

- Acresce que as alterações vão deixar sem qualquer ligação ferroviária ao Algarve, as cidades de Alcácer do Sal e Setúbal, até aqui servidas pelos Inter Cidades e Regionais.

PELO DIREITO À MOBILIDADE
CONTRA A EXTINÇÃO DO SERVIÇO REGIONAL
PELA DEFESA DOS POSTOS DE TRABALHO NA FERROVIA»



A Sub Comissão de trabalhadores de Barreiro- Linha do Sado


              
     Nota do FORUM ALBUFEIRA: 

Esta acção economicista da CP e a coberto do comboio intercidades poupar apenas 20 minutos no trajecto para Faro, é mais um golpe nos nossos interesses porque nos priva da oferta de comodidade a centenas de milhares de portugueses residentes nas regiões afectadas. O mesmo se passando no sentido inverso. Esta    medida já foi anunciada há dias e não se ouviu qualquer voz do Algarve contra ela! Planeada na mesa do anterior Governo, este deu-lhe luz verde. E nós perguntamos onde páram mais uma vez os deputados e os presidentes de Câmara do Algarve? Onde pára a tão famosa promessa de Miguel Freitas e pares do P"S" sobre um alegado plano de transportes para a região? Não páram de nos prejudicar e nós população vamos ficar calados? Esta é mais uma frente de luta para os próximos tempos que vão ser muito quentes e de mobilização!
                                                                                                                      

Sem comentários: