sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Centros de Saúde cobram chamadas ou emails para os médicos de família e cortam no horário de atendimento

Duas notícias vindas a público que demonstra bem o que o governo pretende, neste caso referente à saúde, e aos direitos dos utentes do SNS…acabar paulatinamente com ele e transformá-lo no acto assistencial.

Um deles, parece surrealista, mas já se encontra há uns tempos inscrito na lei (dos tempos do PS de Sócrates, não esquecer…), basta um telefonema ou enviar um simples email para o médico de família que poderá custar três euros em alguns Centros de Saúde.

Centros de Saúde estão a cobrar aos utentes telefonemas e emails para os médicos de família, argumentando que a cobrança deste serviço está prevista na portaria com as novas taxas moderadoras, que identifica "consultas sem a presença do utente" como actos de assistência médica que podem resultar num "aconselhamento, prescrição ou encaminhamento para outro serviço"… mesmo que envolva um simples aconselhamento clínico como continuar ou não um medicamento…vilanagem!

O Governo veio logo de seguida “esclarecer” que estas cobranças poderão ser devolvidas…

A outra, tendo atenção a obrigação de cortar no pagamento de horas extras, decorrente do acordo de traição com a Tróica, está a levar as administrações regionais de saúde a reduzir horários dos centros de saúde - fechar ao fim-de-semana e acabar com as consultas entre as 20 e as 22 horas…depois dessa hora ai de alguém ficar doente!

Esta medida canalha serve um propósito fundamental, a poupança no pagamento de horas extraordinárias, que deixam de ser pagas aos médicos e enfermeiros, pretendem assim em 2012, reduzir no pagamento de trabalho fora do horário normal em 15%...sempre à custa dos utentes…é fartar!

Sem comentários: