sexta-feira, 27 de abril de 2012


Assembleia Municipal de Albufeira

Uma proposta de regulamento divisionista e injusta


O texto da proposta que ontem esteve inscrita na ordem de trabalhos e adiada à última hora por um ano, é considerada pelos comerciantes e pela única associação presente – a ACOSAL -, de inaceitável, porquanto introduz um princípio de limpeza dos espaços de ocupação de rua pelos comerciantes do comércio tradicional em proveito dos bares e restaurantes, cujas associações ACRAL e ARESHP aprovam.
O regulamento tenta entregar os espaços públicos ao usufruto de quem tem restauração e bebidas, enfiando as lojas para o fundo de um escasso metro e meio proposto, insistindo em erros que nasceram no desenho da intervenção Polis/Câmara, que deu de bandeja espaços largos de um lado das ruas e avenidas e desvalorizou o outro. Este mau princípio pode ser verificado nas Avenidas 25 de Abril e da Liberdade.
O texto apresentado pelo executivo municipal determina a divisão explícita a favor da visibilidade dos bares e restaurantes, fazendo encolher os demais negócios e não abrindo qualquer parágrafo de excepção para a possibilidade de análise e diferenciação que tem de haver entre zonas ZAC, ruas com trânsito automóvel e as várias medidas de passeios.
A ACOSAL nunca aceitará a injustiça que estava para ser aprovada e a sua presença em força na reunião pública de Câmara e na assembleia municipal rodeada de comerciantes, é uma prova insofismável de que o assunto tem de subir a outro patamar de discussão, onde já se percebeu a alienação das outras associações, tendo o coordenador da ACRAL afirmado publicamente o seu apoio à proposta da Câmara porque “pela Europa fora é assim”!
Albufeira é uma cidade turística e tudo tem que ser analisado neste prisma. Olhando e interpretando o terreno, a forma de o usar, em respeito pelos interesses de todos mas nunca num pressuposto de filhos e enteados.

FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: