domingo, 15 de abril de 2012

Um país impedido de o ser



Novo golpe de Estado na Guiné-Bissau


De golpe em golpe, consolida-se a consciência mercenária que domina a Guiné-Bissau.
Impedido de se organizar, o povo mártir da Guiné paga o preço dos jogos internacionais das mafias que usam e abusam do território como plataforma para as suas acções em África.
Com um milhão e meio de guineenses num vasto território com profundos sinais de pobreza forçada, o poder político e as suas eleições são farsas permanentes nas mãos de um corpo de Exército que tudo domina.
Portugal, como país ex-colonizador, porque não tem ali interesses instalados nem de forma aparente a instalar, mantém uma embaixada e relações de fachada, silenciando a exploração do povo e as camarilhas que se degladiam, servindo até de guarda-costas dos seus caudilhos locais.
Desde a independência, que a força das armas fazem as leis e estas penderam claramente para um regime fora-da-lei, com o beneplácito das instituições internacionais.
O tráfico de drogas e de armas são a base da estrutura de poder bélico e dos seus agentes, não havendo lugar a estratégias de desenvolvimento económico e social.
A política externa de Portugal sempre calou esta situação e o Portas da pasta está apenas preocupado, no momento, em proteger os portugueses. Não podíamos ficar mais esclarecidos!
Quando este golpe estiver resolvido, com a novidade das acusações de envolvimento da endinheirada Angola, que foi chamada como amiga, começa-se a preparar o próximo. O povo que se lixe! A plataforma da Guiné-Bissau, afinal, pode ser alugada por qualquer um que pague!
O que deduzimos e tem repercussões para o futuro, é que os factores de instabilidade têm novos contornos, novos intervenientes e interesses na sombra, a que Portugal não é alheio.

Sem comentários: