sábado, 2 de junho de 2012

Crónicas de Vasco Barreto


Albufeira é uma cidade esvaziada



O regime politico do velho Oliveira Salazar sempre fez questão de trazer o Turismo internacional até às origens da famosa vila piscatória de Albufeira. Juntou sempre a cultura forasteira com a local. O significado da palavra Turismo é isto mesmo. 
 
Depois, nas décadas seguintes, a nova vaga de ignorantes da politica apressaram-se a construir a cidade moderna. "A velha vila era uma vergonha para o turismo". Era preciso modernizar e em força. 
 
Os patos bravos da politica começaram pela eliminação do mercado da fruta, do mercado do peixe, da lota, mercado semanal de rua, bancos, estação rodoviária, destruição do jardim central, encerramento de ruas ao transito em excesso, câmara municipal, hospital, finanças, registo civil, notário, tribunal, bombeiros, posto da GNR e até os barcos da praia. Restam apenas 2 barraquinhas; uma para o correio e outra para o turismo. 
 
Os habitantes que viviam na sua cidade vivem agora num bairro periférico. Os turistas estrangeiros perguntam frequentemente onde fica Albufeira porque dos serviços públicos apenas conseguem encontrar um posto de turismo que nem sequer consegue mostrar a bandeira nacional.                             
 
Vasco Barreto
Albufeira.

Sem comentários: