segunda-feira, 12 de novembro de 2012



BE respira como qualquer partido burguês


A Convenção, a bicefalia do BE e os pedidos de ajuda


Por enquanto vamos manter o simbolo só com uma cabeça... até ver...
 


Nem os animais pre-históricos  evitaram o desaparecimento por terem duas cabeças.
O dito Bloco de Esquerda, uma amalgama de velhas  experiências desacreditadas que agora reune transfugas, carreiristas, descontentes e uma maioria de iludidos, aceitou em nome de um evidente pluralismo do desconcerto, uma teoria de sucessão que não tem rosto. Louçã, o chefe de saída, descartou-a. Outros estiveram contra, fizeram corrente e pereram. Chamaram-lhe democracia e nós chamamos-lhe burguesa.
Com quase tantos missionários à Convenção como militantes no activo (este partido não tem rede), o conclave fez-se para as conhecidas elocubrações em volta de dois temas queridos da família: a razão do Bloco pela renegociação da dívida (também defendida pelo PCP e agora pelo CDS) e a teimosia do PS em não olhar para o lado esquerdo onde esta gente diz que se inclui acenando em bicos dos pés.
Depois das palavras que emolduram as lutas internas das facções, ao estilo de uma democracia burguesa moderna que deve ter correntes de opinião que se unem para uma estratégia de poder, o BE fez questão de mostrar a sua real natureza e inclusão no contexto das forças do sistema capitalista.
Da sua convenção não saíu nada que oriente o movimento revolucionário em Portugal, no sentido de pôr em causa todo o sistema de exploração do homem pelo homem, razão principal da falência do país e do projecto europeu.
O B”E” sobrevive na conjuntura e não percebe que funciona como uma franja, principalmente do PS mas também do P”C”P, razão pela qual o primeiro apenas quer recuperar o terreno eleitoral perdido e até tem espaço para elevar algumas das vozes.
Pelas suas raízes, falta de filosofia e ânsia de poder, numa reunião de nadas, o B”E” não convence e faz apelos no vazio...
Saíu da covenção escondido numa luta contra a Troika e a demissão do Governo, duas condições para a sobrevivência dentro do capitalismo burguês...

Sem comentários: